O sentimento de solidão e abandono em A Flor do Meu Segredo, de Almodóvar: uma unidade didática para a classe de ELE

Autores

  • Beatriz Martín-Gascón Universidad de Córdoba (España) - Columbia University (NY)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e81939

Resumo

O objetivo principal desta unidade didática sobre A Flor do Meu Segredo, do diretor espanhol Pedro Almodóvar, é aproximar o aluno de ELE ao universo do diretor manchego. Por outro lado, a unidade didática busca promover a expressão linguística de emoções negativas como a solidão ou o abandono em alunos avançados do ELE por meio desse filme. Assim, a unidade realizada permitirá, por um lado, identificar e utilizar diferentes formas de expressar a dor do abandono e outros sentimentos como a solidão e a tristeza, valorizando a intertextualidade como forma de ampliar o conhecimento sobre a expressão do desgosto.

Referências

ALCONERO GUTIÉRREZ, M. I. La sociedad española a través del cine. Comunicación presentada en el I Congreso de Español como Lengua Extranjera en Asia-Pacífico (CE/LEAP), 2009.

ÁVILA, A. Pedro Almodóvar, una pasión posmodena en el mundo del cine. Filmand, 2018. Disponible en: https://filmand.es/pedro-almodovar-una-pasion-posmoderna/. Acceso en: 2 enero 2021.

COSTA VILLAVERDE, E. La pantalla en las aulas: el cine como fin específico en la adquisición de segundas lenguas. Revista de Lenguas para Fines Específicos, n. 11 y 12, p. 95-112, 2006.

CRESPO FERNÁNDEZ, A. Explotación didáctica de material fílmico en el aula de E/LE: efectividad y afectividad del cine de Pedro Almodóvar. 2012. Tesis Doctoral – Departamento de Traducción e Interpretación, Universidad de Córdoba, España, 2012.

DIPHUSAPATY. Todo Pedro Almodóvar. Citas de la película La Flor de mi Secreto. 2013. Disponible en: http://todopedroalmodovar.blogspot.com/2013/05/citas-de-pelicula-la-flor-de-mi-secreto.html. Acceso en: 7 marzo 2022.

FERNÁNDEZ FERNÁNDEZ, A. Interculturalidad con La flor de mi secreto. MarcoELE. Revista de Didáctica Español Lengua Extranjera, Valencia, n. 7, p. 1-12, jul./dic. 2008.

GUTIÉRREZ RODRÍGUEZ, O. Pedro Almodóvar, director, guionista, produtor y fotógrafo. 2010. Tesis Doctoral – Departamento de Ciencias de la Información, Universidad de La Laguna, España, 2010.

INFOLIBRE. Pedro Almodóvar cumple 66 años. Cinco mejores películas. 2015. https://www.infolibre.es/cultura/pedro-almodovar-cumple-66-anos-son-cinco-mejores-peliculas_1_1117538.html. Acceso en: 3 ago. 2022.

LA PÁGINA DEFINITIVA. Sobrevaloradas. La flor de mi secreto. 2022. http://www.lapaginadefinitiva.com/cine/sobrevaloradas/florsecreto.htm. Acceso en: 3 agosto 2022.

LEWIS, C. Y TIERNEY, J. D. Mobilizing Emotion in an Urban English Classroom. Changing English, v. 3, n.18, p. 319-329, 2011.

LÓPEZ RODRÍGUEZ, F.J. Usos del cine en manuales de español como lengua extranjera. Cuadernos CANELA, n. 30, p. 65-84, 2019.

MARTÍNEZ SERRANO, L. Implicaciones lingüísticas del análisis del espacio narrativo en la cinematografía de Pedro Almodóvar. En: MORIMOTO, Y.; PAVÓN LUCERO, M. V.; SANTAMARÍA MARTÍNEZ, R. La enseñanza de ELE centrada en el alumno. ASELE, 2015. p. 601-612.

PEREYRA, C. Novela romántica en Brasil. 2011. http://www.escriberomantica.com/2011/07/novela-romantica-en-brasil.html. Acceso en: 3 ago. 2022.

RABASCO, E. y SORIANO, I. La flor de mi secreto. MarcoELE. Revista de Didáctica Español Lengua Extranjera, Valencia, n. 5, p. 1-28, jul./dic. 2007.

SILVESTRE, J. La flor de mi secreto. Curiosidades. https://www.fotogramas.es/noticias-cine/g34091450/la-flor-de-mi-secreto-curiosidades/. Acceso en 3 agosto, 2022.

STRAUSS, F. Almodóvar on Almodóvar. London & Boston: Faber and Faber, 1996.

TORO ESCUDERO, J. I. Enseñanza del español a través del cine hispano. Marco teórico y ejemplos prácticos. Suplementos MarcoELE, 8, 2009.

TORRES, D. Working progress. The lovely leave. 2008. https://danitorres.typepad.com/workinprogress/2008/12/the-lovely-leave.html. Acceso en: 3 agosto, 2022.

VÁZQUEZ, J.L. La flor de mi secreto. 2022. https://www.ciudadrealdigital.es/criticas/tv/6/La/flor/de/mi/secreto. Acceso en: 7 marzo, 2022.

Publicado

2022-08-22