O ensino de libras como L2 em Curitiba: um mapeamento preliminar

Autores

  • Lidia da Silva UFPR
  • Najara Dalla Barba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e83551

Resumo

Este artigo reporta um mapeamento que teve o objetivo de identificar quais são e como se caracterizam os espaços de ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua (L2) encontrados em Curitiba (Brasil) no período de 2005 a 2020. A partir da metodologia documental, a pesquisa mapeou esse ensino em contextos gerais e acadêmicos. Os resultados apontam para o fato de que os espaços são do tipo órgão público, terceiro setor, instituição religiosa, empresa, professor particular, faculdades e universidades (públicas e privadas). Quanto à caracterização, os resultados indicam que os espaços formais, apesar de terem o ensino pago e pautado na obrigatoriedade, oferecem pouca carga horária e, majoritariamente, o nível básico de Libras. Com base no mapeamento, conclui-se que os espaços estão em fase de desenvolvimento.

Biografia do Autor

Lidia da Silva, UFPR

Doutoranda UFSC.

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2023-01-30

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Artigo