No fio do (inter)discurso: tecendo identidades de professores/as de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e83695

Palavras-chave:

Identidade, Análise do Discurso Crítica, Interdiscurso

Resumo

Esta pesquisa objetiva apresentar um estudo sobre a constituição dos perfis de novos/as professores/as de Língua Portuguesa em São Luís – MA, através de análises discursivas de Relatórios de Estágio Supervisionado do Ensino Médio. Para tanto, utiliza-se como alicerce teórico-metodológico a Análise de Discurso Crítica proposta por Chouliaraki e Fairclough (1999), Fairclough (2001, 2003), que entendem a importância da relação transdisciplinar entre a Linguística e diversas áreas do conhecimento científico. O corpus de investigação é composto por seis relatórios, produzidos no ano de 2019. Para as análises crítico-discursivas, neste trabalho, destacaram-se o significado representacional (discurso como modo de representação) e a categoria analítica interdiscursividade que buscou identificar os tipos de discurso e como eles se articulam. Os resultados apontam para representações identitárias construídas mediante práticas sociodiscursivas, sujeitos e instituições disciplinadoras que desenham, em certo nível, o que é e como se faz a docência no ensino de língua.

Biografia do Autor

Ana Maria Sá Martins , Universidade Estadual do Maranhão

Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Letras na Universidade Estadual do Maranhão e professora na Rede Municipal de Ensino, na UEB Santa Clara. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Linguística, Língua e Literatura. É membro do Grupo de Pesquisa Multiletramentos no Ensino de Línguas e do Grupo de Pesquisa TECER.

Carlos Eduardo de Paula Santos. , Universidade Federal do Piauí

Graduado em Letras Língua Portuguesa, Inglesa e Suas Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA; atualmente é mestrando em Linguística pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e membro do grupo de pesquisa Multiletramentos no ensino de Línguas (UEMA)

José Ribamar Lopes Batista Júnior , Universidade Federal do Piauí

Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. É membro do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE). Professor do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Federal do Piauí (UFPI), fundador e coordenador do Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq) do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI). Dedica-se a estudos nas áreas dos Novos Estudos do Letramento e da Análise de Discurso Crítica

Referências

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

BARROS, S. M. de. Bases filosóficas da Análise de Discurso Crítica. In: BATISTA JR., J R. L.; SATO, D. T. B.; MELO, I. F. de. Análise de Discurso Crítica para linguistas e não linguistas. São Paulo: Parábola, 2018.

BHASKAR, R. Scientific Realism and Human Emancipation. London: Routledge, 1986.

BOURDIEU, P. Espaço físico, espaço social e espaço físico apropriado [Physical space, social space and preempted physical space]. Estudos avançados, v. 79, n. 1, p. 133-144, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017. Retrieved from: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Accessed Sep. 15, 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996. Retrieved from: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.p df. Accessed Oct. 26, 2022.

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. It regulates the teaching internship and amends the Art. 428 of Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diário Oficial do União, Brasília, DF, Sep. 26, 2008. Retrieved from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Accessed Oct. 26, 2022.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação (PNE). Brasília, DF, Jun. 25, 2014. Retrieved from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Accessed Sep. 15, 2020.

CASTELLS, M. O poder da identidade: a era da informação – economia, sociedade e cultura Trad. Klaus Brandini Gehardt. 9. ed. São Paulo/ Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in Late Modernity: Rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.

CUNHA, M. A. F. da. Funcionalismo. In: MARTELOTA, M. (org.). Manual de Linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2020.

FAIRCLOUGH, N. Analysing Discourse: Textual Analysis for Social Research. London: Routledge, 2003.

FAIRCLOUGH, N.. Discurso e mudança social. Trad. Izabel Magalhães. Brasília: UNB, 2001.

FLORES, V.; TEIXEIRA, M. Introdução à linguística da enunciação. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão Trad. Raquel Ramalhete. 20. ed.. Petrópolis, RJ: Vozes, 999.

FOWLER, Rr. Crítica Linguística. Trad. Maria Luísa Falcão Isabel Mealha. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.

GLAT, R.; NOGUEIRA, M. A formação de professores para a Educação Inclusiva. Revista Comunicações, Piracicaba, v. 10, n. 1, p. 134-141, June, 2003. Retrieved from: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1647. Accessed Sep. 15, 2020.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HALL, S. Quem Precisa da Identidade? In: SILVA, T. T. da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

HALLIDAY, M.. Introduction to Functional Grammar. London: Arnold, 1985.

LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: LIBÂNEO, José Carlos Democratização da Escola Pública: a peda-gogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992.

MAGALHÃES, I.; MARTINS, A.; RESENDE, V. Análise de discurso crítica: um método de pesquisa qualitativa. Brasília: Editora Uni-versidade de Brasília, 2017.

MARTINS, A. M. S. Uma análise da construção discursiva das representações do feminino na mídia impressa ludovicense. In: SANTA-NA, F. de J. S.; NÉLO, M. J. (org.). Múltiplos discursos. São Luís: Eduema, 2017. p. 13-34.

MOITA LOPES, L. P. de da. Identidades fragmentadas: a construções discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas, SP: Mercado das Letras 2002.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. E-Book. 2. ed. Novo Hamburgo, 2013.

RAMALHO, V. RESENDE, V. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

RAMALHO, V.; RESENDE, V. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas, SP: Pontes, 2016.

RESENDE, V. (org.). Decolonizar os estudos críticos do discurso. Campinas, SP: Pontes, 2019.

SILVA, T. T. da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

STREET, Brian. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Translated by Marcos Bagno. 1st edition. São Paulo: Parábola Editora, 2014.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

WODAK, R.; MEYER, M. Critical discourse analysis: history, agenda, theory, and methodology. In: WODAK, R.; MEYER, M. (ed.). Methods of CDA. London: Sage, 2009. p. 1-33.

WODAK, R.; MEYER, Ml. Métodos de Análises Crítico del discurso[. Barcelona: GEDISA, 2003.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Publicado

2023-10-20

Edição

Seção

Artigo