Prosodic aspects of child-directed signing in Brazilian sign language – Libras

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.84585

Abstract

This research consists of an analysis of Child-directed signing (CDSig.) in the Brazilian sign language (Libras), based on a mapping of prosodic aspects. In order to understand the phenomenon of CDSig., we based our work on the study of oral languages which observe speech alterations at different linguistic levels (ELLIOT, 1982; FERNALD, 1989; KUHL, 1997; CAVALCANTI, 1999; BAIA, PACHECO, FERREIRA; 2019). In addition, regarding the prosodic aspects in CDSig., our findings support the studies o Holzrichter, Meier (2000) and Fuks (2019) on other sign languages, revealing phonetic changes in signaling. The corpus of this research was constituted from a word naming experiment carried out by 5 parents who use Libras. The results indicated the occurrence of changes in the phonetic aspects of the sign, such as modification of arm and hand movements, alteration of hand configuration, reconfiguration of non-manual expressions as well as iconicity.

Author Biographies

Marcelo Meira Alves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; área de concentração em Aquisição da Linguagem.

Maria de Fátima de Almeida Baia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Docente na UESB no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) e Programa de pós-graduação em Linguística, anteriormente professora substituta na UNESP de Assis (2012-2013). É doutora (2013), mestre (2008) e bacharel (2006) em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio sanduíche na University of York (Reino Unido). Musicoterapeuta (ASBAMT 142-D). Pós-graduada em Psicologia Transpessoal (ALUBRAT E-203184) e pós-graduanda em Grafologia e Neuroescrita. Atua principalmente nas seguintes áreas: Linguística, Psicolinguística, Fonologia, Musicoterapia e Terapia Transpessoal. Coordena o GEPDEF (Grupo de Estudos de Psicolinguística e Desenvolvimento Fonológico) na UESB e desenvolve pesquisa sobre desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas e não gêmeas, bilíngues (adultos e crianças), relação entre música e linguagem, Musicoterapia e estudos armênios.

Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

É Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e possui Mestrado em Linguística por essa mesma universidade. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Linguística dessa universidade. Desenvolve pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Sintaxe Gerativa e Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: sintaxe da Libras; sintaxe de sentenças relativas em Português Brasileiro (PB); sintaxe e aquisição de interrogativas em PB; aquisição de sentenças relativas em PB e aquisição da escrita de Libras e de PB por surdos. Desenvolve pesquisa que obteve um produto tecnológico: o Sistema de Escrita de Libras (SEL).

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Published

2023-01-30

Issue

Section

Article