A toponimização de termos geográficos genéricos: nomes de municípios brasileiros

Autores

  • Marilze Tavares Tavares UFGD
  • Anna Carolina Chierroti dos Santos Ananias

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e85511

Palavras-chave:

Léxico, Toponimização, Termos genéricos geográficos, Nomes de municípios

Resumo

O estudo tem como objetivo geral apresentar uma análise dos nomes dos municípios formados a partir de um item lexical comum considerado termo geográfico genérico relativo a acidente físico ou humano. O corpus examinado foi composto de 810 nomes extraídos da lista de topônimos de municípios disponibilizada pelo IBGE. As reflexões teórico-metodológicas que fundamentam o trabalho são, especialmente, as de Dauzat (1947), Dick (1990a, 1990b) e Trapero (1995). Como exemplo de resultados obtidos, citam-se os seguintes: esse tipo de nomeação está distribuído de forma, relativamente, equilibrada pelo Brasil, sendo um pouco mais frequente na Região Norte; os termos genéricos geográficos que mais resultam em topônimos são rio, campo e lagoa (dentre os de acidentes físicos); porto, vila e jardim (dentre os de acidentes humanos). Esses genéricos compõem topônimos como: Rio de Janeiro, Campo Largo, Lagoa da Canoa, Porto Alegre, Vila Rica, Jardim do Mulato.

Referências

AULETE DIGITAL. Disponível em: https://aulete.com.br/. Vários acessos.

BACKHEUSER, E. Toponímia. Suas regras, sua evolução. Revista Geográfica, Rio de Janeiro, v. 9/10, n. 25, p. 163-195, 1952.

DAUZAT, A. Les noms de lieux. Origine et évolution. Librairie Delagrave, Paris, 1947.

HOUAISS, A; VILAR, M. de S. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro, Objetiva, 2001.

DICK, M.V. do A. Toponímia e Antroponímia no Brasil. Coletânea de Estudos. São Paulo: Serviço de Artes Gráficas/FFLCH/USP, 1990a.

DICK, M. V. do A. A Motivação Toponímica e a Realidade Brasileira. São Paulo: Edições Arquivo do Estado, 1990b.

GUÉRIOS, R. F. M. Dicionário etimológico de nomes e sobrenomes. 3.ed. São Paulo, Ed. Ave Maria, 1981.

GUERRA, A. T. Novo dicionário geológico-geomorfológico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/ . Vários acessos.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Glossário dos Termos Genéricos dos Nomes Geográficos Utilizados no Mapeamento Sistemático do Brasil.V.2. Rio de Janeiro: IBGE, 2015

TRAPERO, M. Para uma teoría lingüística de la toponimia (estudios de toponimia canaria), Universidad de Las Palmas de Gran Canaria. Servicio de publicacione. Las Palmas de Gran Canaria, 1995.

Downloads

Publicado

2023-10-20

Edição

Seção

Artigo