Semeando entre as cinzas do Museu Nacional/UFRJ: memórias e narrativas sobre o colheita

Autores

  • Cássia Costa Rocha Daniel de Deus Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Diana de Souza Pinto Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e86145

Palavras-chave:

Museu Nacional, Memória social, Narrativa

Resumo

Após o incêndio do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a reconstrução dos acervos tornou-se um desafio imperativo para todas as Seções, sobretudo a que concerne à Seção de Memória e Arquivo do Museu Nacional (SEMEAR). O propósito deste artigo é examinar o processo de construção da proposta do sistema Colheita à luz da Memória Social, mais especificamente identificar como as emoções narradas por uma participante estão imbricadas na concepção da proposta. O corpus deste artigo é composto por narrativas da responsável técnica do sistema, que integram uma entrevista de pesquisa, analisadas sob a perspectiva da Sociolinguística Interacional, cujas categorias pistas de contextualização e footing ancoram o referido aporte teórico-metodológico. O trabalho analítico evidencia, por um lado, como as emoções estão circunscritas na memória e, por outro, como orientam o fluxo narrativo das lembranças evocadas.

Referências

BASTOS, L. C. Contando estórias em contextos espontâneos – uma introdução aos estudos da narrativa. Calidoscópio, v. 3, n.2, p. 74-81, 2005.

BASTOS, L. C.; BIAR, L. de A. Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social. Delta, v. 31, especial, p. 97-126, 2015.

BUTLER, J. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Tradução de Fernanda Siqueira Miguens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

CARVALHO, Cláudia Rodrigues. 500 dias de Resgate: memória, coragem e imagem. Rio de Janeiro: Museu Nacional, 2021. (Série Livros Digital, 22). Disponível em: https://www.museunacional.ufrj.br/destaques/docs/500_dias_resgate/livreto_500_dias_de_resgate.pdf . Acesso em: 18 dez. 2021.

DEUS, C. C. R. D. de; PINTO, D. de S. O projeto de reconfiguração da Seção de Memória e Arquivo do Museu Nacional na perspectiva da informação e da memória. Informação & Informação, Londrina, v. 26, n. 2, p. 1-25, abr./jun. 2021. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/40134 . Acesso em: 25 out. 2021.

FLANNERY, M. R. de S. Reflexões sobre as abordagens linguísticas para o estudo da narrativa oral. Letras de Hoje, v. 46, n. 11, p. 112-119, 2011.

GOFFMAN, E. Footing. In: RIBEIRO, B.T.; GARCEZ, P. M. (orgs.). Sociolinguística Interacional. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2013, p. 107- 148.

GONDAR, J. Cinco proposições sobre memória social. Revista Morpheus: estudos interdisciplinares em Memória Social, Rio de Janeiro, v. 9, n. 15, p. 19-40, 2016. Edição especial.

GUMPERZ, J. J. Convenções de Contextualização. In: RIBEIRO, B. T.; GARCEZ, P. M. Sociolinguística Interacional. São Paulo: Edições Loyola, 2013, p. 45-84.

HALBWACHS, M. Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

HALBWACHS, M. Los marcos sociales de la memoria. Barcelona: Anthropos, 2004.

HUYSSEN, A. Resistência a memória: usos e abusos do esquecimento público. In: HUYSSEN, A. Culturas do passado-presente. Modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014. p. 155-176.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Institucional. 15 out. 2018. Disponível em: https://antigo.ibict.br/sobre-o-ibict/atuacao. Acesso em: 19 out. 2021.

KELLNER, A. W. A. Carta aberta aos presidenciáveis. Museu Nacional. Rio de Janeiro, 16 out. 2018. Disponível em: https://museunacional.ufrj.br/destaques/carta_aberta.html. Acesso em: 28 out. 2021.

LABOV, W.; WALETZKY, J. Narrative Analysis: oral versions off personal experience. In: HELM, J. (ed.). Essays on the verbal and visual arts. Seatlle, WA: University of Washington Press, 1967. p.12-44.

LADEIRA, W. T. Teoria e métodos de pesquisa qualitativa em Sociolinguística Interacional. Revista de Ciências Humanas, v. 7, n. 1, p. 43-56, 2007.

LAWLER, S. Stories, Memories, Identities. In: LAWLER, S. Identity: sociological perspectives. Cambridge: Polity Press, 2014.

LE BRETON, D. Antropologia das emoções. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2019.

MÍDIA NINJA. Ato em solidariedade ao Museu Nacional no Rio de Janeiro. YouTube, 3 set. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3Nk7Ss130hM . Acesso em:

nov. 2021.

MISHLER, E. Storylines: Craftartists’ Narratives of Identity. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1999.

PINTO, D. Noções de contexto. Memória e Linguagem. Rio de Janeiro: UNIRIO, 25 abr. 2019. 1 áudio (55 min.).

POLLAK, M. A gestão do indizível. Revista do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall. v. 2 n. 1, p. 9-49, 2010.

POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos. v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992.

RAMPTON, B. Interactional Sociolinguistics. London: Working papers in urban language e literacies, 2017.

RIBEIRO, B.T.; GARCEZ, P. M. Sociolinguistica Interacional. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2013.

RIESSMAN, C. Narrative methods for the human sciences. New York: Sage, 2008.

ROLLEMBERG, A. T. V. M. Entrevistas de pesquisa: oportunidades de coconstrução de significados. In: BASTOS, L. C.; SANTOS, W. S. A entrevista na pesquisa qualitativa. Quartet: Rio de Janeiro, 2013. p. 37-48.

ROSSI, P. Lembrar e esquecer. In: ROSSI, P. O passado, a memória, o esquecimento. São Paulo: EdUNESP, 2010. p. 15-38.

SANTOS, M. J. V. da C.; ESTEVÃO, S. de M. A preservação do acervo arquivístico do Museu Nacional e sua importância para a memória da instituição. In: OLIVEIRA, A. J. B. (org.). A universidade e os múltiplos olhares de si mesma. Rio de Janeiro: SiBI/UFRJ, 2007. p. 191-203.

SANTOS, W. S. dos. Análise de narrativa e entrevista na pesquisa qualitativa. In: BASTOS, L. C.; SANTOS, W. S. (orgs.) A entrevista na pesquisa qualitativa. Quartet: Rio de Janeiro, 2013. p. 21-36.

SILVA JUNIOR, J. D. Reconfiguración de la colección de la Sección de Memoria y Archivo del Museo Nacional después del incendio. Anales de Documentación, v. 24, n. 2, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.6018/analesdoc.462511 . Acesso em: 19 abr. 2022.

TV CIDADE VERDE. Professores e alunos realizam ato solidário ao incêndio do Museu Nacional. YouTube, 4 set. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kGJPsJ5Te2E. Acesso em: 20 nov. 2021.

WELLE, Deutsche. Quase metade das doações ao Museu Nacional veio da Alemanha. Globo. 27 ago. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/08/27/quase-metade-das-doacoes-ao-museu-nacional-veio-da-alemanha.ghtml. Acesso em: 21 nov. 2021.

WITKOWSKI, R. A Sociolinguística e suas principais correntes de estudo. Centro Universitário Leonardo da Vinci. Sociolinguística Prática. 24 nov. 2013. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/228914134.pdf . Acesso em: 20 out. 2021.

Downloads

Publicado

2023-10-20

Edição

Seção

Artigo