Principais contribuições da linguística para a alfabetização

Autores

  • Leonor Scliar-Cabral UFSC
  • Otília Lizete de Oliveira Martins Heinig FURB

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e87147

Palavras-chave:

Alfabetização, Linguística, Aprendizagem, Ensino

Resumo

Os conhecimentos linguísticos são fundamentais para o campo da alfabetização, uma vez que fundamentam metodologias, formação de professores e a atuação em sala de aula. Por isso, o objetivo do artigo é apresentar as principais contribuições da linguística à alfabetização. Examina-se, inicialmente, o princípio da economia linguística e como ele funciona, somando a isso as contribuições da linguística ao princípio da economia e o conceito de zero ou ausência. Em seguida, são definidas e apresentadas as unidades de processamento do português do Brasil nos níveis mais baixos, tanto no sistema oral, quanto no escrito. Detalha-se também a diferença entre fonema e som e letra e grafema para, finalmente, discorrer sobre a invariância. Ao longo do texto se explica como os princípios apresentados podem ser aplicados ao processo de alfabetização.

Referências

BLOOMFIELD, L. Language. New York: Henry Holt, 1933.

BRUGMAN, C. What is the Invariance Hypothesis? Cognitive Linguistics, v.1, n.1, p. 257–266, 1990.

CHOMSKY, N. Language and Mind. San Diego: Harcourt Brace Jovanovich, 1968.

DE COURTENAY, J. N. B. A Baudouin de Courtenay anthology: The beginnings of structural linguistics. Bloomington, In: Indiana University Press, 1972.

DEHAENE, S. Os neurônios da leitura. Porto Alegre: Penso, 2012.

DEHAENE, S. et al. Cerebral mechanisms of word masking and unconscious repetition priming. Nat. Neurosci, v. 4, n. 7, p. 752-758, 2002.

DEHAENE, S.; JOBERT, A.; NACCACHE, L.; CIUCIU, Ph.; POLINE, J.-B.; LE BIHAN, D. e COHEN, L. Letter binding and invariant recognition of masked words: behavioral and neuroimaging evidence. PsycholSci, v. 15, n. 5, p. 307-313, 2004.

DEHAENE, S. et al. Cerebral mechanisms of word masking and unconscious repetition priming. Nat. Neurosci, v. 4, n. 7, p. 752-758, 2002.

HJELMSLEV, L. Prolegomena to a theory of language. Trad. Francis J. Whitfield. Baltimore: Waverly Press, 1953.

JAKOBSON, R. Fonema e fonologia. Tradução: J. Mattoso Camara Jr. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1967.

JAKOBSON, R.; HALLE, M. Fundamentals of language. The Hague: Mouton, 1971.

KRUSZEWSKY, M. Writings in general linguistics. Amsterdam: John Benjamins Publishing, 1995.

LAKOFF, G. The Invariance Hypothesis: is abstract reason based on image-schemas? Cognitive Linguistics, v.1, n.1, p. 39–74, 1990.

LOPEZ, B. A. The sound pattern of Brazilian Portuguese (Cariocan dialect). Tese de doutorado. Los Angeles: Univ. of California, 1979.

MATTOSO CAMARA Jr., J. Para o estudo da fonêmica portuguêsa. Rio de Janeiro: Simões, 1953.

QUICOLI, A. C. Harmony, loqweringandnasalization in Brazilian Portuguese. Lingua. Aalborg, Denmark: Elsevere, n. 80, p. 290-1990.

SAUSSURE, F. de. Écrits de linguistique générale par Ferdinand de Saussure. Texto estabelecido e editado por S. Bouquet & R. Engler. Paris: Gallimard, 2002.

SAUSSURE, F. de. Cours de linguistique générale. Edição crítica preparada por T. de Mauro. Paris: Payot, 1972.

SCLIAR-CABRAL, L. Reconhecimento das invariâncias por neurônios reciclados. Signo, v. 34, n. 57, p. 2-14, 2009.

SCLIAR-CABRAL, L. Princípios do sistema alfabético do português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2003.

TRUBETSKOY, N. S. Principes de phonologie. Trad. J. Cantineau. Paris: C. Klincksiech, 1970.

VOGELS, R.; BIEDERMANN, I. Effects of illumination intensity and direction on object coding in macocaque inferior temporal cortex. Cerebral Cortex, v.12, p. 756-766, 2002.

Publicado

2023-02-07