O idoso como objeto da prática discursiva asilar: a precarização de vidas vulneráveis
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e90177Palavras-chave:
Idoso. Asilo. Prática discursiva. Objetivação. Vidas precárias.Resumo
Neste artigo, analisamos o modo como o idoso é posicionado no discurso como objeto da prática que se manifesta no espaço institucional do asilo São Vicente de Paulo, em Jacarezinho, PR. Para tanto, partimos de uma discussão sobre prática discursiva (referencial, objeto e domínio associativo) e sobre precarização das vidas idosas asilares, relacionando-as ao modo como o corpo é inscrito em um mecanismo que administra a morte pelo governo que se exerce sobre a vulnerabilidade implicada nesse espaço. A série enunciativa foi extraída de documentos oficiais, prontuários médicos e entrevistas com responsáveis pela instituição e submetida a uma análise arqueogenealógica a respeito do governo e da objetivação em exercício nessa instituição. Partimos da consideração de que velhice vulnerável é um enunciado emblemático dessa prática e, como tal, permite identificar uma regularidade em torno da incapacidade, da invisibilidade e da precariedade dos corpos envelhecidos sobre os quais opera a regulação da vida e administração da morte.
Referências
ASILO SÃO VICENTE DE PAULA. Regimento interno. Jacarezinho, PR, 6 de junho de 2008.
BRASIL. Estatuto do idoso. Lei federal nº 10.741. Brasília, DF, 2003.
BUTLER, J. Vida precária: os poderes do luto e da violência. Trad. Lieber, Andreas. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma T. Muchail, 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42. ed. Editora Vozes. Petrópolis, RJ, 2014.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. Petrópolis: Vozes; Lisboa: Centro do Livro Brasileiro, 1972.
NAVARRO, P. Dispositivo e governo da velhice no discurso da web. Revista da Abralin, v. 14, n. 2, p. 193-214, 2015.
NAVARRO, P. Acontecimento discursivo e efeitos de poder sobre o sujeito idoso. In: BUTURI JÚNIOR, A; SEVERO, C. G. (org.). Foucault e as linguagens. Campinas: Pontes Editora, 2018. p. 267-296.
SANCHES, O. H. A governamentalidade no discurso sobre os idosos em condição de asilo. 2018. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.