Estratégias metodológicas para a inclusão de aprendizes TEA na aula de língua estrangeira: contribuições do desenho universal da aprendizagem e da abordagem multissensorial
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e92185Palavras-chave:
Transtorno do espectro autista, Desenho universal da aprendizagem, Abordagem multissensorial de ensino, Inclusão, Ensino de língua estrangeiraResumo
Neste artigo apresentamos e discutimos estratégias metodológicas inclusivas desenvolvidas em uma pesquisa-ação conduzida num centro de ensino de línguas estrangeiras público brasileiro. Participaram do estudo a professora pesquisadora, a professora regente, uma aluna com diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA) e seus colegas de turma. As atividades aqui apresentadas são fruto da análise de observações de aulas, encontros reflexivos entre as professoras, intervenções pedagógicas da professora pesquisadora e entrevistas semiestruturadas. Os princípios do Desenho Universal da Aprendizagem e da Abordagem Multissensorial de Ensino de línguas foram o alicerce para a elaboração e condução das atividades, que intentam se apresentar como exemplos concretos de como a aula de língua estrangeira de abordagem comunicativa pode ser mais inclusiva para aprendizes TEA.
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