Estratégias metodológicas para a inclusão de aprendizes TEA na aula de língua estrangeira: contribuições do desenho universal da aprendizagem e da abordagem multissensorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e92185

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, Desenho universal da aprendizagem, Abordagem multissensorial de ensino, Inclusão, Ensino de língua estrangeira

Resumo

Neste artigo apresentamos e discutimos estratégias metodológicas inclusivas desenvolvidas em uma pesquisa-ação conduzida num centro de ensino de línguas estrangeiras público brasileiro. Participaram do estudo a professora pesquisadora, a professora regente, uma aluna com diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA) e seus colegas de turma. As atividades aqui apresentadas são fruto da análise de observações de aulas, encontros reflexivos entre as professoras, intervenções pedagógicas da professora pesquisadora e entrevistas semiestruturadas. Os princípios do Desenho Universal da Aprendizagem e da Abordagem Multissensorial de Ensino de línguas foram o alicerce para a elaboração e condução das atividades, que intentam se apresentar como exemplos concretos de como a aula de língua estrangeira de abordagem comunicativa pode ser mais inclusiva para aprendizes TEA.

Biografia do Autor

Cristiane Resende, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Cristiane possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Brasília (2006), especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo pela Unyleya (2021) e mestrado em Linguistica Aplicada pela Universidade de Brasília (2021). Atualmente é professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Vanessa Borges-Almeida, UnB

Vanessa Borges-Almeida é doutora em Estudos Lingüísticos pela UNESP São José do Rio Preto e professora associada da Universidade de Brasília, atuando nos cursos de graduação em Letras - Inglês e no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada. É líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores de Línguas e Avaliação" e também membro pesquisador do grupo "Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Crenças, Construtos e Competências (Enaple-CCC)". É editora-chefe da Revista Horizontes de Linguística Aplicada e membro do Conselho Deliberativo do Laboratório de Revisão e Editoração de Periódicos (Labore) do Instituto de Letras da UnB. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras - Inglês no biênio 2018-2019. Seus principais interesses de pesquisa são avaliação orientada para a aprendizagem de línguas, formação de professores de línguas, letramento em avaliação, e ensino-aprendizagem de língua estrangeira por meio de tarefas e projetos. 

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Publicado

2025-03-07

Edição

Seção

Artigo