O planejamento como etapa da produção de um podcast ambiental: uma experiência de ensino com estudantes do 9º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e96792Palavras-chave:
Podcast escolar, Media, Gênero, Planejamento de m´ídiaResumo
Este artigo analisa dados relativos ao planejamento de um podcast escolar voltado para a problemática ambiental. Trata-se do recorte de uma pesquisa realizada em duas turmas de 9º ano de uma escola da rede de ensino do município de Florianópolis, SC, Brasil. Tanto a experiência didática quando a interpretação dos dados se guia pelos contornos teóricos da Análise Crítica de Gêneros do discurso (ACG) (Bonini, 2013; Bonini; Yano; Rempel, 2023). Os resultados da análise evidenciam as potencialidades de um trabalho de ensino de Língua Portuguesa envolvendo a produção de podcasts. Apontam também aspectos que podem ser aprofundados quanto ao planejamento do podcast como mídia escolar e como gênero e em termos da relação entre esses dois planos.
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