Por uma Sociolinguística Educacional Socialmente Constituída: o caso da marcação inclusiva de gênero
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e97351Palavras-chave:
Significados socioestilísticos, Identidades, Ensino, Justiça sociolinguísticaResumo
Com base na proposta de Bell (2016) de que a Sociolinguística do século XXI precisa ser socialmente constituída e tendo em vista a formação do sujeito-cidadão, bem como a concepção de língua como meio de expressão de (inter)subjetividades e de construção e projeção de identidades, os objetivos deste artigo são: i) esboçar um breve perfil da juventude da sociedade pós-moderna; ii) contribuir para ampliar a bagagem teórico-conceitual do professor com reflexões atuais sobre o significado socioestilístico e identitário de formas linguísticas em variação e suas implicações; e iii) ilustrar a discussão com uma proposta didática envolvendo a marcação inclusiva de gênero. Espera-se mostrar como a Sociolinguística pode colaborar com a construção de espaços de mudança social a partir do ensino e aprendizagem da língua, especialmente pelo reconhecimento de que os significados socioestilísticos e as identidades são dinâmicos e multicamadas, ideologicamente atravessados e dialogicamente construídos.
Referências
BARONAS, J. E. de A. Variação linguística na escola: resultados de um projeto. Revista da ABRALIN, [S.l.], v. 13, n. 1, 2014. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1200. Acesso em: 16 ago. 2023.
BAUMAN, Z. Intimations of postmodernity. London: Routledge, 2003.
BELL, A. Succeding waves: Seeking sociolinguistics theory for the twenty-first century. In: COUPLAND, N. Sociolinguistics: theoretical debates. New York: Cambridge University Press, 2016.
BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escola, e agora?: sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola Edtorial, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular – Educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 15 ago. 2023.
BIZZOCCHI, A.; SEVERO, C. G. Os linguistas divergem sobre a necessidade de mudanças na língua portuguesa que possibilitem neutralizar o gênero gramatical. Entrevistadora: G. de Toledo. Época, 23/11/2020, p. 34-36. Disponível em: https://oglobo.globo.com/epoca/sociedade/linguistas-discutem-neutralizacao-do-genero-gramatical-1-24757293. Acesso em: 15 ago. 2023.
BUCHOLTZ, M.; CASILLAS, D. I.; LEE, J. S. Beyond empowerment: Accompaniment and sociolinguistic justice in a youth research program. In: LAWSON, R.; SAYERS, D. (ed.) Sociolinguistic research: application and impact. New York: Routledge, 2016. p. 25-44.
COUPLAND, N. Five Ms for sociolinguistic change. In: COUPLAND, N. Sociolinguistics: theoretical debates. New York: Cambridge University Press, 2016.
COUPLAND, N. Style: language variation and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
DRUMMOND, R.; SCHLEEF, E. Identity in variationist sociolinguistics. In: PREECE, S. (ed.). The Routledge handbook of language and identity. New York: Routledge. 2016. p. 50-65.
ECKERT, P. Meaning and Linguistic Variation: The Third Wave in Sociolinguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2018. Disponível em: https://librarylinguistics.files.wordpress.com/2019/04/meaning_and_linguistic_variation.pdf Acesso em: 10 mar. 2020.
ECKERT, P. Third Wave Variationism. Oxford Handbook Topics in Linguistics (online edn, Oxford Academic, Feb. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199935345.013.27 Acesso em: 15 ago. 2023.
ECKERT, P. Three waves of variation study: The emergence of meaning in the study of sociolinguistic variation. Annual Review of Anthropology, n. 41, p. 87-100, jun. 2012. Disponível em: https://web.stanford.edu/~eckert/PDF/ThreeWaves.pdf. Acesso em: 15 ago. 2023.
ECKERT, P. Variation and the indexical Field. Journal of Sociolinguistics v. 12, n. 4, p. 453-476, 2008.
ECKERT, P. Communities of practice. In: BROWN, K. (ed.). Encyclopedia of language and linguistics. 2 ed. Amsterdam: Elsevier, 2006. p. 683-685. Disponível em: https://web.stanford.edu/~eckert/PDF/eckert2006.pdf. Acesso em: 15 ago. 2023.
ECKERT, P. Linguistic variation as social practice: the linguistic construction of social meaning in Belten High. Oxford: Blackwell, 2000.
FISHMAN, J. Putting the ‘socio’ back into the sociolinguistic enterprise. International Journal of the Sociology of Language, v. 92, p. 127-138, 1991.
FREITAG, R. M. Não existe linguagem neutra!: gênero na sociedade e na gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2024.
FREITAG, R. M. Conflito de regras e dominância de gênero. In: BARBOSA FILHO, F.; OTHERO, G. (org.). Linguagem “neutra”: língua e gênero em debate. São Paulo: Parábola, 2022. p. 53-72.
GÖRSKI, E. M.; FREITAG, R. M. Ko. O papel da sociolinguística na formação dos professores de língua portuguesa com língua materna. In: MARTINS, M. A.; TAVARES, M. A. (org.). Contribuições da sociolinguística e da linguística histórica para o ensino de língua portuguesa. Natal, RN: EDUFRN, 2013. p. 11-52.
GÖRSKI, E. M.; VALLE, C. R. M. Reconfiguração da sociolinguística variacionista e repercussões para o ensino: questões estilísticas e identitárias. Estudos linguísticos e literários, Salvador, n. 63, 2019, p. 97-117. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/33766. Acesso em: 16 ago. 2023.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
HEBDIGE, D. Subculture: The meaning of style. New York: Methuen, 1984.
HERNÁNDEZ-CAMPOY, J. M. Sociolinguistic styles. Hoboken, NJ: Wiley-Blackwell, 2016.
HYMES, D. Foundations in Sociolinguistics: An ethnographic approach. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1974.
IRVINE, J. “Style” as distinctiveness: the culture and ideology of linguistic differentiation. In: ECKERT, P.; RICKFORD, J. R. (ed.). Style and Sociolinguistic Variation. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. p. 21-43.
JUSTICE as a Linguistic Matter. 2020. [S. l.: s. n.], 1 vídeo (66 min.) Publicado no canal da Abralin. Disponível em: https://aovivo.abralin.org/lives/william-labov/. Acesso em: 30 set. 2023.
KIESLING, S. F. Constructing identity. In: CHAMBERS, J. K.; TRUDGILL, P.; SCHILLING, N. (ed.). The handbook of language variation and change. 2. ed. Cambridge: Blackwell, 2013. p. 448-467.
LABOV. W. Padrões sociolinguísticos. Trad. de Marcos Bagno; Maria Marta P. Scherre; Caroline R. Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008 [1972].
LABOV, W. Language in the inner city: Studies in the Black English Vernacular. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972.
LACERDA, M. L.; GÖRSKI, E. M.; LIMA, S. M. M. Potencial analítico dos gêneros do discurso para os estudos variacionistas. Bakhtiniana, São Paulo, v. 18, n.3, p. 1-27, julho/set. 2023. DOI. http://dx.doi.org/10.1590/2176-4573e60113 Acesso em: 10 nov. 2023.
MÄDER, G. R. C.; SEVERO, C. G. Sexismo e políticas linguísticas de gênero. In: FREITAG, R. M. K.; SEVERO, C. G.; GÖRSKI, E. M. (org.). Sociolinguística e política linguística: olhares contemporâneos. São Paulo: Blucher. 2016, p. 245-260. Disponível em: https://www.blucher.com.br/livro/detalhes/sociolinguistica-e-politica-linguistica-1202. Acesso em: 23 maio 2023.
MARTINS, M. A.; TAVARES, M. A. (org.) Contribuições da Sociolinguística e da Linguística Histórica para o ensino de língua portuguesa. Natal, RN: EDUFRN, 2013.
MARTINS, M. A; VIEIRA, S. R.; TAVARES, M. A. (org.). Ensino de Português e Sociolinguística. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2016. p. 7-35.
MARTINS, M. A.; ABRAÇADO, J. (org.). Mapeamento sociolinguístico do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2015.
MILROY, L.; LLAMAS, C. Social networks. In: CHAMBERS, J.K.; SCHILLING, N. (ed.) The handbook of language variation and change. 2 ed. Oxford: Wiley-Blackwell, 2013. p. 409-427
POSSENTI, S. O gênero e o gênero. In: BARBOSA FILHO, F.; OTHERO, G. (org.) Linguagem “neutra”: língua e gênero em debate. São Paulo: Parábola, 2022. p. 17-36.
RAMPTON, B. Continuidade e mudança nas visões de sociedade em linguística aplicada. In: MOITA LOPES, L. P. da. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006, p. 109-128.
RESPEITO linguístico: contribuições da sociolinguística variacionista. 2020. [S. l.: s. n.], 1 vídeo (124 min.) Publicado no canal da Abralin. Disponível em: https://aovivo.abralin.org/lives/maria-marta-pereira-scherre/. Acesso em: 30 set. 2023.
SAVEDRA, M. M. G.; MARTINS, M. A.; HORA, D. da. (org.). Identidade social e contato linguístico no português brasileiro. Rio de Janeiro: FAPERJ; EDUERJ, 2015.
SEVERO, C.; GÖRSKI, E. M. Sociologia da linguagem e sua relação com a macro e a microssociolinguística. Fórum Linguístico, v. 20, p. 9755-9767, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e92717. Acesso em: 11 abr. 2024.
SILVERSTEIN, M. Indexical order and the dialectics of sociolinguistic life. Language & Communication, v. 23, p. 193-229, 2003. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0271530903000132. Acesso em: 16 ago. 2023.
SHUY, R. W. A brief history of American Sociolinguistics 1949-1989. In: PAULSTON, C. B.; TUCKER, G. R. (ed.). Sociolinguistics: the essential readings. Malden: Blackwell Publishing, 2003. p. 4-16.
VANDENBERGHE, F. Globalização e individualização na modernidade tardia. Uma introdução teórica à sociologia da juventude. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v. 19, n. 1, p. 265-316, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2014v19n1p265 Acesso em: 23 maio 2023.
VIEIRA, S. R. (org.). Gramática, variação e ensino: diagnose e propostas pedagógicas. Ed. rev. e ampl. São Paulo: Blucher, 2018. Disponível em: https://www.blucher.com.br/gramatica-variacao-e-ensino-diagnose-e-propostas-pedagogicas_9788580393354. Acesso em: 16 ago. 2023.
ZILLES, A. M. S.; FARACO, C. A. (org.). Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.