Alfabetização e letramento em contexto indígena: uma análise do livro Xikrín Do Cateté Nhõ Pi’ôk Mari Mokrai Kadjy Na Jà

Autores

  • Quélvia Souza Tavares Universidade de Brasilia
  • Lucivaldo Silva da Costa Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e97400

Palavras-chave:

Educação escolar indígena, Letramento intercultural, Letramento intracultural, Língua Xikrín

Resumo

Este artigo faz algumas reflexões sobre o livro didático XIKRÍN DO CATETÉ NHÕ PI’ÔK MARI MOKRAI KADJY NA JÀ. O livro foi produzido por dois professores e pesquisadores indígenas da própria comunidade juntamente com um Professor Adjunto da Faculdade de Letras e Linguagem da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Objetiva-se contextualizar e analisar a proposta de alfabetização e letramento desenvolvida para as crianças Xikrín do Cateté, que possuem uma realidade sociolinguística de monolinguismo na língua Xikrín, pertencente à família Jê, tronco Macro-Je. Para tal análise, lançamos mão das notas sobre a construção do livro segundo Costa et al. (2020), da teoria de alfabetização e letramento de Magda Soares (2010) e da teoria de letramento intercultural e intracultural de Pimentel da Silva (2012). Por se tratar de um material didático pioneiro, pensado e desenvolvido pelos próprios agentes da comunidade, o livro já se constitui como um ato de resistência à educação escolar assimilacionista, possibilitando a manutenção da língua e de aspectos da cultura tradicional, que têm sido invisibilizados no modelo de educação escolar vigente nas escolas das aldeias.  

Biografia do Autor

Quélvia Souza Tavares, Universidade de Brasilia

Professora Adjunta III (DIII) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Doutoranda em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), do Instituto de Letras (IL), da Universidade de Brasília (UnB). 

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Publicado

2024-12-30