Alfabetização e letramento em contexto indígena: uma análise do livro Xikrín Do Cateté Nhõ Pi’ôk Mari Mokrai Kadjy Na Jà
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e97400Palavras-chave:
Educação escolar indígena, Letramento intercultural, Letramento intracultural, Língua XikrínResumo
Este artigo faz algumas reflexões sobre o livro didático XIKRÍN DO CATETÉ NHÕ PI’ÔK MARI MOKRAI KADJY NA JÀ. O livro foi produzido por dois professores e pesquisadores indígenas da própria comunidade juntamente com um Professor Adjunto da Faculdade de Letras e Linguagem da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Objetiva-se contextualizar e analisar a proposta de alfabetização e letramento desenvolvida para as crianças Xikrín do Cateté, que possuem uma realidade sociolinguística de monolinguismo na língua Xikrín, pertencente à família Jê, tronco Macro-Je. Para tal análise, lançamos mão das notas sobre a construção do livro segundo Costa et al. (2020), da teoria de alfabetização e letramento de Magda Soares (2010) e da teoria de letramento intercultural e intracultural de Pimentel da Silva (2012). Por se tratar de um material didático pioneiro, pensado e desenvolvido pelos próprios agentes da comunidade, o livro já se constitui como um ato de resistência à educação escolar assimilacionista, possibilitando a manutenção da língua e de aspectos da cultura tradicional, que têm sido invisibilizados no modelo de educação escolar vigente nas escolas das aldeias.
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