“Precisamos publicar em inglês”: vozes de pesquisadores brasileiros sobre tensões nas práticas de letramento acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e97715Palavras-chave:
Publicação Científica em Inglês, Letramento Acadêmico, Escrita AcadêmicaResumo
Impacto e visibilidade são impulsionadores importantes para a publicação científica global em inglês em relação a algumas possíveis tensões. Entrevistamos quatro pesquisadores médicos brasileiros de cinco universidades bem conceituadas no Brasil por meio de entrevistas semiestruturadas. Utilizamos a teorização da etnografia linguística como metodologia para analisar as relações sociais em torno dos textos, com base nos estudos dos letramentos. O objetivo deste artigo é discutir as tensões vivenciadas por pesquisadores médicos brasileiros em relação à publicação internacional e à escrita em inglês. Os resultados mostraram que escrever em inglês para publicar internacionalmente é uma prática de letramento inserida em relações de poder e legitimação. Identificamos três tensões principais: 1) um baixo número de falantes brasileiros de inglês, o que resulta em pouco acesso às habilidades escritas em inglês; 2) lidar com relações de poder que moldam discursos e padrões; e 3) questões ligadas ao apoio do grupo acadêmico e ao letramento acadêmico.
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