“A xícara tinha que ser marcado”: o posicionamento discursivo em uma narrativa de uma mulher com Doença de Alzheimer
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e98549Palavras-chave:
Doença de Alzheimer, Narrativas, interação, MulheresResumo
A Doença de Alzheimer (doravante DA) é uma patologia neurodegenerativa cujos prognósticos alarmantes, somados à não identificação de uma cura, têm ganhado destaque, especialmente no cenário atual de envelhecimento da população (MC MADE; BATEMAN, 2017). Estudos em diferentes áreas são conduzidos para investigar a patologia. Entretanto, por vezes, acabam construindo um estereótipo limitante das pessoas acometidas por enfatizarem os déficits causados pela doença (SOUZA; MONTEIRO; GONÇALVES, 2022). No intuito de compreender a produção linguística no contexto da Doença de Alzheimer, este artigo analisa o posicionamento discursivo em uma narrativa de uma mulher que vive em uma casa de assistência ao idoso. A partir da entrevista narrativa, considerada eventos discursivos em que o sentido é coconstruído entre os interlocutores (MISHLER, 1986), o presente trabalho fundamenta-se no quadro teórico-analítico das dimensões da narrativa de Ochs e Capps (2001) e dos níveis de posicionamento de Bamberg (1997). Os resultados evidenciam que, apesar das dificuldades causadas pela DA, a participante consegue se posicionar diante de discursos recorrentes na sociedade brasileira a respeito do trabalho na profissão de empregada doméstica.
Referências
ALZHEIMER’S Association Report: 2018. Alzheimer’s disease facts and figures. Alzheimer’s & Dementia, v. 14, p. 367-429, 2018.
BAKHUIZAN, G.; BENSON, P; CHIK, A. Narrative Inquiry in Language Teaching and Learning Research. New York: Routledge, 2014.
BAMBERG, M. Why narrative? Narrative Inquiry, v. 22, n. 1, p. 202–210, 2012.
BAMBERG, M. Who am I? Narration and its contribution to self and identity. Theory & Psychology, v. 21, n. 1, p. 3–24, 2011.
BAMBERG, M. Construindo a masculinidade na adolescência: Posicionamentos e o processo da construção da identidade aos 15 anos. In: MOITA LOPES, L. P.; BASTOS, L. C. (org.). Identidades: recortes inter e multidisciplinares. Campinas: Mercado das Letras, 2002.
BAMBERG, M. Positioning between structure and performance. Journal of Narrative and Life History, v. 7, n. 1–4, p. 335–342, 1997.
BAMBERG, M.; GEORGAKOPOULOU, A. Small stories as a new perspective in narrative and identity analysis. Text and Talk, v. 28, n. 2, p. 377-396, 2008.
BARROS, A. C.; LUCATELLI, J. F.; MALUF, S. W.; ANDRADE, F. M. Influência genética sobre a doença de Alzheimer de início tardio. Revista de Psiquiatria Clínica, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 16-24, 2009.
BASTOS, L.; BIAR, L. Análise narrativa e práticas de entendimento da vida social. Delta, São Paulo, v. 31, p. 97-126, 2015.
BASTOS, L.; SANTOS, W. S. A entrevista na pesquisa qualitativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2013.
BAKHUIZAN, G.; BENSON, P; CHIK, A. Narrative Inquiry in Language Teaching and Learning Research. New York: Routledge, 2014.
BAUMAN, R. Story, performance and event: contextual studies of oral narrative. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.
BIAR, L.; ORTON, N.; BASTOS, L. A pesquisa brasileira em análise de narrativa em tempos de “pós-verdade”. Linguagem em (Dis)curso, v. 21, n. 2, p. 231-251, 2021.
CLARK, H. C. Using Language. New York: Cambridge University Press, 1996.
CRUZ, C. A. G.; BASTOS, L. C. Histórias de uma obesa: a teoria dos posicionamentos e a (re)construção discursiva das identidades. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 15, n. 3. p. 367-384, set./dez 2015.
DE FINA, A. Positioning level 3: Connecting local identity displays to macro social processes. Narrative Inquiry, v. 23, n. 1, p. 40–61, 2013.
DE FINA, A.; GEORGAKOPOULOU, A. Analyzing Narrative: Discourse and Sociolinguistic Perspectives. New York, Cambridge University Press, 2012.
FABRÍCIO, B. F. Linguística Aplicada como espaço de “desaprendizagem”: Redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar, São Paulo: Parábola Editora, 2006. p. 45-65.
FLANNERY, M. Uma introdução à análise linguística da narrativa oral: abordagens e modelos. Campinas: Pontes Editores, 2015.
GEE, J. P. An introduction to Discourse Analysis: theory and method. London/New York: Routledge, 2005.
HYDÉN, L. C. Storytelling in dementia: collaboration and commun ground. In: HYDÉN, L. C; ANTELIUS, E. Living with demencia. Palgrave: London, 2017. p. 116-134.
HYDÉN, L. C.; ÖRULV, L. Narrative and identity in Alzheimer’s disease: A case study. Journal of Aging Studies, v. 23, p. 205-214, 2008.
HYDÉN, L. How to do things with others: joint activities involving persons with Alzheimer’s Disease. In: HYDÉN, L.; LINDEMANN, H.; BROCHMEIER, J. Beyond loss: dementia, identity, personhood. Oxford: Oxford University Press, 2014.
HUFF, F. et al. Semantic impairment and anomia in Alzheimer’s disease. Brain and Language, v. 28, n. 2, p. 235-249, 1988.
JOHNSTONE, B. Discourse analysis and narrative. In: SCHIFFRIN, D.; TANNEN, D.; HEIDI, E. H. (ed.). The handbook of discourse analysis. Malden, Mass.: Blackwell, 2001. p. 635-649.
KARLSSON, E.; SÄVENSTEDT, S.; AXELSSON, K.; ZIGMARK, K. Stories about life narrated by people with Alzheimer’s disease. Journal of Advanced Nursing, v. 70, n. 12, p. 2791–2799, 2014.
LABOV, W.; WALETZKY, J. Narrative analysis: oral versions of personal experience. In: HELM, J. (ed.). Essays on the verbal and visual arts. Seatle: University of the Washington Press, 1967.
LINDE, C. Life Stories: the creation of coherence. Oxford: Oxford University Press, 1993.
MARCUSCHI, L. A. Análise da Conversação. São Paulo: Ática, 1998.
MC DADE, E.; BATEMAN, R. Stop Alzheimer’s Before it Starts. Nature, n. 547, p. 153-155, 2017.
MELO, G. C. V.; MOITA LOPES, L. P. “Você é uma morena muito bonita”: a trajetória textual de um elogio que fere. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 54, n. 1, p. 53-78, 2015.
MIRA, C. Como é que a gente diz? Uma análise das estratégias textual-interativas na narrativa de uma pessoa com doença de Alzheimer. Linguagem em (Dis)curso, v. 19, n. 3, p. 419-433, 2019.
MIRA C. ; CUSTODIO, K. A narrativa como construção identitária de uma pessoa com a Doença de Alzheimer. Trab. Ling. Aplic., v. 61, n. 3, 2022.
MIRA C. ; CUSTODIO, K. “Isso tudo me traz de novo a vida que eu tinha”: a coconstrução de uma narrativa autobiográfica na Doença de Alzheimer. Revista Estudos Linguísticos, Belo Horizonte, v. 29, n. 3, p. 1979-2009, 2021.
MIRA, C.; CUSTODIO, K. A. Contribuições da noção de referenciação para análise da narrativa oral no contexto da atrofia cortical posterior. Investigações, v. 32, p. 01-23, 2019.
MIRA C. ; CUSTODIO, K. O que traz o senhor aqui?: uma análise semiolinguística do discurso sobre a Doença de Alzheimer. Fórum Linguístico, v. 15, p. 3136-3152, 2018.
MIRA, C.; DORNELLES, A. I.; RODRIGUES, B. “Ela queria ser dona dele”: a construção do sentido por meio de frames em narrativas orais de pessoas com a Doença de Alzheimer. Calidoscópio, v. 21, n. 2, p. 378-396, maio-ago. 2023.
MISHLER, E. Research interviewing: context and narrative. Cambridge: Harvard University Press, 1986.
MOITA LOPES, L. P. A performance narrativa do jogador Ronaldo como fenômeno sexual em um jornal carioca: multimodalidade, posicionamento e iconicidade. Revista da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, n. 27, v. 2, p. 128-15, 2009.
MOITA LOPES, L. P.; FABRÍCIO, B. F. Por uma ideologia linguística responsiva às teorizações queer. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 21, n. 2., 2020.
MONDADA, L. A entrevista como acontecimento interacional: abordagem linguística e interacional. RUA, Campinas, v. 3, n. 1, p. 59-86, 1997.
MORATO, E. M. A noção de frame no contexto neurolinguístico: o que ela é capaz de explicar? Caderno de Letras da UFF, v. 41, p. 93-113, 2012.
MORATO, E. M. Das relações entre linguagem, cognição e interação - algumas implicações para o campo da saúde. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 16, n. 3, p. 575-590, 2016.
OCHS, E.; CAPPS, L. Living Narrative: creating lives in everyday storytelling. Cambridge: Harvard University Press, 2001.
OLIVEIRA, L. M.; BASTOS, L. C. Narrando em Colaboração: as construções discursivas de uma pessoa com afasia. Linguagem em (Dis)curso, v. 14, n. 2, p. 247-267, 2014.
SABAT, S. Dementia Beyond Pathology: What People Diagnosed Can Teach Us About Our Shared Humanity. Bioethical Inquiry, v. 16, p. 163–172, 2019.
SANTOS, C. S. et al. Factors associated with dementia in elderly. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n.2, p. 603-611, 2020.
SOUZA, É. R.; MONTEIRO, M.; GONÇALVES, F. R. Doença de Alzheimer: reflexões sobre o lugar da diferença na produção neurocientífica. Saúde Soc., São Paulo, v. 31, n. 2, p. 1-10, 2022.
SUBRAMANIAPILLAI, S.; ALMEY, A.; RAJAH, N.; EINSTEIN, G.. Sex and gender differences in cognitive and brain reserve: Implications for Alzheimer’s disease in women. Frontiers in Neuroendocrinology, v. 60, p. 1-16, Nov. 2020.
TEIXEIRA, J. B. et al. Doença de Alzheimer: estudo da mortalidade no Brasil 2000-2009. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 31, n. 4, p. 1-12, 2015.
POLKINGHORNE, D. E. Narrative Knowing and the Human Sciences. Albany, NY: State University of New York Press, 1988.
RIESSMAN, C. K. Narrative Analysis. Newbury Park, CA: Sage, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.