CHAMADA PRORROGADA - UNIDADES DIDÁTICAS PARA ENSINO DO ESPANHOL

2021-07-21

A Revista Fórum Linguístico, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/index divulga a CHAMADA DE ARTIGOS para um número temático para o segundo semestre de 2022, com o tema Unidades Didáticas para o Ensino de Espanhol a brasileiros.

Atualmente, o ensino de uma língua estrangeira (LE) é fundamental para auxiliar os sujeitos a aprenderem e, em consequência, a desenvolverem suas atividades no âmbito acadêmico e profissional de maneira efetiva.

Somos conscientes da importância de se aprender espanhol no contexto mundial e no Brasil, também por razões econômicas, históricas, culturais e educacionais. Na educação brasileira, a presença desse idioma teve momentos de significativa valorização, apesar de a revogação da Lei 11.161/05 representar um grande retrocesso. Porém, confiamos que os esforços de professores, estudantes, profissionais da área e sociedade em geral são fundamentais para que o ensino do espanhol volte a ter espaço entre as línguas estrangeiras presentes no sistema educativo brasileiro, de modo a que prevaleça uma educação plurilíngue e pluricultural.

Nesse sentido, temos o objetivo de organizar um Dossiê que contemple trabalhos que tratem sobre propostas de unidades didáticas direcionadas ao ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE) e, assim, oferecer aos professores uma contribuição relevante para a organização, elaboração e desenvolvimento de aulas e cursos. Portanto, esta proposta é aberta a todas as ciências linguísticas e pedagógicas que se relacionem, de alguma maneira, com a temática deste volume.

 

 

ENVIO DE ARTIGOS: PRORROGADO ATÉ 31/08/21

 

Os textos poderão ser escritos em português, espanhol ou inglês.

 

As instruções para os autores estão disponíveis em:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/about/submissions#authorGuidelines

 

Submissões serão feitas em:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/about/submissions#onlineSubmissions

 

Prof. Dr. Glauber Lima Moreira (UFDPar/UFPI)

Profa. Dra. Gretel Eres Fernández (USP)

Prof. Dr. Valdecy de Oliveira Pontes (UFC)

 

(Organizadores)