A constituição do padrão interacional em um curso a distância: movimentos crítico-colaborativos

Autores

  • Wellington de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2010v7n2p55

Resumo

Os cursos de educação a distância têm características próprias e contam com as conquistas da tecnologia que permitem interações entre o aluno e o professor e entre alunos. O objetivo deste artigo é discutir o desenvolvimento crítico colaborativo dessas interações com vistas à compreensão do processo pedagógico reflexivo que se configura nesse espaço educativo. Os resultados mostram que a experiência de colaboração crítica aplicada em contexto virtual vivenciada no curso abriu perspectivas ao desenvolvimento de um processo pedagógico virtual plural, acolhedor da contradição estabelecida no diálogo entre os colaboradores como forma de avançar coletivamente, comprometido com a transformação, que se operacionaliza no movimento de um processo histórico e social.

Biografia do Autor

Wellington de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP. Pesquisador do grupo LACE-PUC/SP e professor da graduação  na Faculdade São Bernardo (FASB) e da pós-graduação na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

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Publicado

2010-12-20

Edição

Seção

Artigo