Princesas x cachorras: a evangelização midiática no aconselhamento da pastora Sarah Sheeva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2016v13n3p1307

Resumo

Esse artigo tem como objetivo descrever e analisar a organização argumentativa de um aconselhamento publicado pela pastora Sarah Sheeva no seu canal no youtube. Esse estudo faz parte de um projeto maior que tem como objetivo verificar se o processo de renovação das formas de interação com o fiel pela qual passa o discurso religioso reflete algum tipo de renovação nos valores e princípios adotados e pregados pelas Igrejas. Para empreender nossa análise, que é de natureza qualitativa e envolve um estudo de caso, recorreremos a pressupostos e categorias da Teoria Semiolinguística do Discurso de Patrick Charaudeau (2008), especialmente aquelas que compõem os modos de organização argumentativo e enunciativo. Tal estudo nos permitiu constatar que, embora adote um formato inovador, o aconselhamento reproduz um discurso ainda bastante conservador, pautado nos valores mais tradicionais do cristianismo.

Biografia do Autor

Mônica Santos de Souza Melo, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG. Professora Associada III do Departamento de Letras e Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2016-10-05

Edição

Seção

Artigo