The monitoring notebook genre in the Pedagogy of Alternation: space of dialogue between family and school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n2p3655

Abstract

In this paper, we aim to analyze how writing mediates literacy practices in the interplay with the Monitoring notebook genre, a didactic-pedagogic instrument of the educational units that adopt the educational system of the Pedagogy of Alternation (PA).This research follows a qualitative-interpretative approach. The data analyzed consist of (transcribed) stretches from a class recorded in the research and texts of 03 (three) items of the Monitoring notebook genre. The research shows that this genre enables communication between school and family with regard to the monitoring and orientation of students at the sessions of School Time and Community Time in an educational unit that adopts the PA, configuring the reality of language actions and language activities in the teaching process of this social context.

Author Biographies

Cícero da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor e Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em Letras com habilitação em Português-Inglês e respectivas literaturas pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, atuando no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, Campus de Araguaína e no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música, campus de Tocantinópolis. Editor assistente da Revista Brasileira de Educação do Campo, Editor administrativo da Revista EntreLetras e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (GEPEC/UFT). Tem experiência na área de Linguística e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, gêneros do discurso, material didático, práticas de leitura/escrita, práticas pedagógicas em Educação do Campo e Pedagogia da Alternância.

Adair Vieira Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Bolsista em Produtividade de Pesquisa. Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna na Faculté de Psychologie et Sciences de l'Education (FAPSE), da Université de Genève (UNIGE), Suíça, sob a direção do Prof. Dr. Joaquim Dolz. Mestrado em Filologia e Linguística Portuguesa (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP). Licenciatura em Letras (Faculdades Toledo de Araçatuba). É professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), atuando no Programa de Pós-graduação em letras da UFGD e no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína. É membro do GT/ANPOLL Gêneros textuais/discursivos e Editor da Revista Raído. Suas pesquisas enfocam o ensino de língua materna e a formação de professores de Língua Portuguesa, na abordagem da teoria enunciativa de Bakhtin e dos gêneros do discurso, na vertente do interacionismo sociodiscursivo.

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Published

2019-08-01

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Article