Alfabetização digital na "área de trabalho da família" do programa Conectar Igualdad: entre o manual do netbook e a governança da família

Autores

  • Maite Martinez Romagosa Instituto de Lingüística, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020v17n1p4542

Resumo

Neste trabalho, estudamos como, através da articulação de diferentes gêneros e discursos, discursivamente se delineia a prática da "alfabetização digital" numa política pública argentina de "inclusão digital". Especificamente, trabalhamos em um corpus de textos produzidos no âmbito do Programa Conectar Igualdad (2010-2018).Inserimos nosso trabalho na perspectiva teórica e metodológica da Análise Crítica do Discurso (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 1992a, 2003), e incorporamos as contribuições da Análise Crítica de Gêneros (MOTTA-ROTH, 2011; BONINI, 2010) para estudar as maneiras pelas quais diversas características genéricas são articuladas nesses textos e para problematizar a prática social que esses gêneros recontextualizam. Os resultados sugerem que, na articulação entre o gênero  o manual didático e o texto de governança (FAIRCLOUGH, 2003), se constrói uma relação hierárquica de poder/saber entre a instituição e os beneficiários da política pública, que está ancorado num maior controle sobre a esfera privada e na instrumentalização do discurso público.

 

Referências

AGUILAR, P. El hogar como problema y como solución. Una mirada genealógica de la domesticidad a través de las políticas sociales. Argentina 1890-1940. Buenos Aires: Ediciones del Centro Cultural de la Cooperación Floreal Gorini, 2014.

ARGENTINA. Decreto 459/2010, de 6 de abril de 2010. Créase el Programa "Conectar Igualdad. Com. Ar" de incorporación de la nueva tecnología para el aprendizaje de alumnos y docentes. Buenos Aires: Presidencia de la Nación, 2010. Disponible en: http://servicios.infoleg.gob.ar/infolegInternet/anexos/165000-169999/165807/norma.htm. Ultimo acceso: 10 oct. 2019.

BERNSTEIN. B. Pedagogía, control simbólico e identidad. Madrid: Morata, 1996.

BHATIA, V. K. Towards critical genre analysis. In: BHATIA, V. K.; FLOWERDEW, J.; JONES, R. (ed.). Advances in discourse studies. London; New York: Routledge, 2008. p. 166-177.

BONINI, A. Critical genre analysis and professional practice: the case of public contests to select professors for Brazilian public universities. Linguagem em (Dis)curso, Palhoça, SC, v. 10, n. 3, p. 485-510, set./dez. 2010.

CASTELLS, M. La ciudad informacional: tecnologías de la información, reestructuración económica y el proceso urbano regional. Madrid: Alianza, 1995.

CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.

CONSEJO FEDERAL DE EDUCACIÓN. Resolución CFE N° 123/10. Anexo I. Las políticas de inclusión digital educativa. El Programa Conectar Igualdad. Buenos Aires: Ministerio de Educación, 2010. Disponible en: http://168.83.90.80/consejo/resoluciones/res10/123-10_01.pdf. Último acceso: 10 oct. 2019.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse. Textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

FAIRCLOUGH, N. Discourse and Social Change. Cambridge: Polity Press, 1992a.

FAIRCLOUGH, N. Intertextuality in Critical Analysis Discourse, Linguistics and Education, Oxford, v. 4, p. 269-293, 1992b.

FIGUEIREDO, D. de C.; BONINI, A. Recontextualização e sedimentação do discurso e da prática social: como a mídia constrói uma representação negativa para o professor e para a escola pública. DELTA - Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 759-786, 2017.

FREIRE, P. La educación como práctica de la libertad. México: Siglo XXI, 1997.

GIDDENS, A. Consecuencias de la modernidad. Madrid: Alianza Editorial, 1993.

GUTIÉRREZ, R. M. El género manual en las disciplinas académicas: Una caracterización desde el sistema de la obligación. Revista Signos, Valparaíso, v. 41, n. 67, p. 177-202, 2008.

HODGE, R.; KRESS, G. Language as ideology, Londres: Routledge, 1993.

KAPLAN, N. Nuevos desarrollos en el estudio de la evaluación en el lenguaje: la teoría de la valoración, Boletín de Lingüística, Caracas, v. 22, p. 52-78, jul./dic. 2004.

LAGO MARTÍNEZ, S. Inclusión digital en la educación pública argentina. El Programa Conectar Igualdad. Revista Educación y Pedagogía, Medellín, v. 24, n. 62, p. 205-218, 2012.

LAGO MARTÍNEZ, S. La inclusión digital como inclusión social: el papel de las políticas de Estado. Revista Horizontes Sociológicos, Buenos Aires, v. 4, n. 8, p. 79-90, 2016.

LASCH, C. Haven in a heartless world: the family beseiged. New York: Basic Books, 1977.

MANCEBO, P. F; DIEGUEZ, S. Inclusión digital y ciudadanía en el nuevo orden capitalista: el Programa Conectar Igualdad en perspectiva. In: LAGO MARTÍNEZ, S. (coord.). De tecnologías digitales, educación formal y políticas públicas: aportes al debate. Buenos Aires: Teseo, 2015. p. 53-81.

MARTÍNEZ ROMAGOSA, M. El valor del signo netbook en el discurso del programa Conectar Igualdad. Hipertextos. Capitalismo, Técnica y Sociedad en debate. Buenos Aires, v. 6, n. 10, p. 151-176, 2018.

MASTRINI, G.; DE CHARRAS, D. 20 años no es nada: Del NOMIC al CMSI. Anuario Ininco, v. 17, n. 1, p 217-240, 2005.

MEURER, J. L. Gêneros textuais na análise crítica de Fairclough. In: MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Desirée (org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 81-106.

MEURER, J. L. O trabalho de leitura crítica: recompondo representações, relações e identidades sociais. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 38, p. 155-171, jan./jun 2000.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN. Escritorio Familia de Conectar Igualdad. Manual de internet. Buenos Aires, Argentina, 2011a. Disponible en http://escritoriofamilias.educ.ar/datos/familias-conectar-igualdad.html. Último acceso: 20 jun. 2017.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN. Escritorio Familia de Conectar Igualdad. Uso responsable de las TIC. Buenos Aires, Argentina, 2011b. Disponible en http://escritoriofamilias.educ.ar/datos/uso-responsable-tic-intro.html. Último acceso: 20 jun. 2017.

MOGUILLANSKY, M.; FONTECOBA, A.; LEMUS, M. Contexto de emergencia de los modelos de inclusión digital Uno a Uno en América Latina. In: BENÍTEZ LARGHI, Sebastián; WINOCUR IPARRAGUIRRE, Rosalía (coord.). Inclusión digital: una mirada crítica sobre la evaluación del modelo Uno a Uno en Latinoamérica. Buenos Aires: Teseo, 2016. p. 17-46.

MORALES, S. La apropiación tecno-mediática: acciones y desafíos de las políticas públicas en educación. In: LAGO MARTÍNEZ, Silvia. (coord.). De tecnologías digitales, educación formal y políticas públicas: aportes al debate. Buenos Aires: Teseo, 2015. p. 27-52.

MOTTA-ROTH, D. Análise crítica de gêneros com foco em notícias de popularização da ciência. In: SEIXAS, L., PINHEIRO, N. F. Gêneros: um diálogo entre comunicação e linguística aplicada. Florianópolis: Insular, 2013. p. 121-145.

MOTTA-ROTH, D. Questões de metodologia em análise de gêneros. In: KARWOSKI, A. M., GAYDECZKA, B., BRITO, K. S. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 153-171.

RIVOIR, A. Las políticas para la Sociedad de la Información y el Conocimiento en América Latina. Desde una mirada tecnologicista a un enfoque para el complejo. In: CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE SOCIOLOGÍA, 27, 2009, Buenos Aires. Actas. Buenos Aires: Asociación Latinoamericana de Sociología, 2009. p. 31-54.

SILVESTRI, A. Discurso instruccional. Buenos Aires: Eudeba, 2010.

STILLO, M. Los discursos sobre la inclusión digital. Reconsideraciones sobre la Brecha Digital como categoría de desarrollo, Commons. Revista de Comunicación y Ciudadanía Digital, Cádiz, v. 1, n. 1, p. 36-54, 2012.

TOSI, C. El texto escolar como objeto de análisis. Un recorrido a través de los estudios ideológicos, didácticos, editoriales y lingüísticos. Lenguaje, Cali, v. 39, n. 2, p. 469-500, 2011.

TRAVIESO, J. L.; PLANELLA, J. La alfabetización digital como factor de inclusión social: una mirada crítica. UOC Papers. Revista sobre la sociedad del conocimiento, Barcelona, n. 6, pp. 1-9, abr., 2008.

VAN LEEUWEN, T. Discourse and Practice. New York: Oxford, 2008.

WARSCHAUER M.; NIIYA, M. Medios digitales e inclusión social. Revista Peruana de Investigación Educativa, Lima, v. 6, p. 9-32, 2014.

WARSCHAUER, M.; AMES, M. Can One Laptop Per Child save the world’s poor? Journal of International Affairs, v. 64, n. 1, p. 33-51, 2010.

WHITE, P. Beyond modality and hedging: A dialogic view of the language of intersubjective stance. Text, Sydney, v. 23, n. 3, p. 259-284, 2003.

WINNER, L. Cyberlibertarian myths and the prospects for community. ACM Sigcas Computers and Society, v. 27, n. 3, p. 14-19, 1997.

WODAK, R. Critical Linguistics and the Study of Institutional Communication. In: STEVENSON, P. (ed). The German Language and the Real World. Sociolinguistic, Cultural, and Pragmatic Perspectives on Contemporary German. Nueva York: Oxford University Press, 1997. p. 207-232.

Publicado

2020-04-29

Edição

Seção

Dossiê