Internacionalização e formação linguística na UFBA: um relato sobre desafios e estratégias

Autores

  • Fernanda Mota Pereira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e72577

Resumo

Este artigo traz um relato sobre os desafios da proficiência linguística para o processo de internacionalização da UFBA e estratégias criadas para capacitar a comunidade acadêmica para superá-los. Ele é composto por quatro partes que, respectivamente, trazem considerações sobre a internacionalização e a proficiência linguística no Brasil; as medidas tomadas pela UFBA para atenuar as lacunas em relação à formação em língua estrangeira de sua comunidade com a criação do Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA (PROFICI); o histórico de implementação do Núcleo de Línguas (NucLi) no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras e suas contribuições para o ensino de línguas estrangeiras para atender aos propósitos da internacionalização mais especificamente; e as reconfigurações das ações de formação linguística diante das demandas do CAPES - PrInt (CAPES, 2017). A pesquisa para este artigo consiste de uma análise documental de base qualitativa.

Biografia do Autor

Fernanda Mota Pereira, Universidade Federal da Bahia

Professora Associada da Área de Inglês do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2021-04-06