Narrativas bilíngues de mães e filhos de três anos: estilo, papéis interacionais e uso das línguas

Autores

  • Bernardo Limberger
  • Ana Maria Stahl Zilles Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2013v10n1p29

Resumo

Este artigo visa analisar os estilos narrativos e os papéis interacionais de duas díades mãe-filho de três anos enquanto compartilham um livro de gravuras. As díades são bilíngues e residem na comunidade de Santa Maria do Herval (RS). Para identificar os estilos narrativos e os papéis desempenhados pela mãe e pela criança, analisa-se a contribuição de cada um para o desenrolar da história. Além disso, analisa-se qualitativamente o uso das línguas em jogo. Em uma interação predominantemente em alemão, constatou-se a adoção pela mãe do estilo elaborativo. Em outra interação em português com alternância de códigos para o alemão, a mãe adotou o estilo pouco elaborativo. Quanto aos papéis interacionais, as crianças foram estimuladas por suas mães a adotar o papel de co-narradoras da história. Isso se aproxima dos resultados das díades com crianças da mesma idade que interagiram em português na mesma comunidade.

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Publicado

2013-05-19

Edição

Seção

Artigo