A função interpessoal no entendimento da modalidade deôntica

Autores

  • Léia Cruz Menezes Professora Adjunta I da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Trata-se da mais nova Universidade Federal do Brasil, situada no estado do Ceará, no município de Redenção.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2013v10n3p212

Resumo

Neste artigo, procedemos à reflexão sobre a não contemplação da função interpessoal no entendimento do subtipo modal deôntico na Gramática Funcional (GF) e na Gramática Discursivo-Funcional (GDF). Consideramos como a modalidade deôntica é tratada no arcabouço da GF; na sequência, ponderamos acerca da proposta de Verstraete (2004) para o entendimento da modalidade deôntica em função interpessoal; em seguida, expomos como a modalidade deôntica foi entendida na GDF; por fim, por meio de um cotejo entre a GDF e a Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), arrematamos com nossa reflexão acerca do sentido do termo “funcional” subjacente à GF e à GDF.

Biografia do Autor

Léia Cruz Menezes, Professora Adjunta I da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Trata-se da mais nova Universidade Federal do Brasil, situada no estado do Ceará, no município de Redenção.

Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Ceará (2002), Mestrado em Linguística (2006) e Doutorado em Linguística (2011) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na pesquisa linguística de orientação funcionalista, atuando, principalmente, nos seguintes temas: modalidades e construção da argumentação. No âmbito da docência, como Professora Substituta do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, de abril de 2006 a maio de 2007, ministrou as disciplinas: Linguística Morfologia, Língua Portuguesa I e Teoria e Prática de Ensino de Língua Portuguesa. Novamente como Professora Substituta do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, de fevereiro a novembro de 2011, ministrou as disciplinas: Língua Portuguesa: Frase, Língua Portugesa: Vocábulo, Linguística: Funcionalismo e Fundamentos Linguísticos para o Ensino da Alfabetização. Como tutora em educação a distância, de 2008 a 2011, ministrou as disciplinas: Língua Portuguesa:Vocábulo, História da Língua Portuguesa, Linguística:Formalismo e Semântica, pelo Programa Universidade Aberta do Brasil -UAB/UFC. No âmbito da pesquisa, como orientadora de trabalhos de Especialização, vem trabalhando com a categoria Modalidade e com Formação de Professores em Atendimento Educacional Especializado. É professora (nível: adjunto I) da Área de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB.

Downloads

Publicado

2013-12-10

Edição

Seção

Artigo