La función interpersonal en el entendimiento de la modalidad deóntica

Autores/as

  • Léia Cruz Menezes Professora Adjunta I da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Trata-se da mais nova Universidade Federal do Brasil, situada no estado do Ceará, no município de Redenção.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2013v10n3p212

Resumen

En este artículo, procedemos a la reflexión sobre la no contemplación de la función interpersonal en el entendimiento del subtipo modal deóntico en la Gramática Funcional (GF) y en la Gramática Discursivo-Funcional (GDF). Consideramos cómo la modalidad deóntica es tratada en el marco de la GF; seguidamente, reflexionamos acerca de la propuesta de Verstraete (2004) para el entendimiento de la modalidad deóntica en función interpersonal; en seguida, demostramos cómo la modalidad deóntica fue entendida en la GDF; por fin, por medio de una aproximación entre la GDF y la Gramática Sistémico-Funcional (GSF), arrematamos con nuestra reflexión acerca del sentido del termo “funcional” que subyace a la GF y a la GDF.

Biografía del autor/a

Léia Cruz Menezes, Professora Adjunta I da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Trata-se da mais nova Universidade Federal do Brasil, situada no estado do Ceará, no município de Redenção.

Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Ceará (2002), Mestrado em Linguística (2006) e Doutorado em Linguística (2011) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na pesquisa linguística de orientação funcionalista, atuando, principalmente, nos seguintes temas: modalidades e construção da argumentação. No âmbito da docência, como Professora Substituta do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, de abril de 2006 a maio de 2007, ministrou as disciplinas: Linguística Morfologia, Língua Portuguesa I e Teoria e Prática de Ensino de Língua Portuguesa. Novamente como Professora Substituta do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, de fevereiro a novembro de 2011, ministrou as disciplinas: Língua Portuguesa: Frase, Língua Portugesa: Vocábulo, Linguística: Funcionalismo e Fundamentos Linguísticos para o Ensino da Alfabetização. Como tutora em educação a distância, de 2008 a 2011, ministrou as disciplinas: Língua Portuguesa:Vocábulo, História da Língua Portuguesa, Linguística:Formalismo e Semântica, pelo Programa Universidade Aberta do Brasil -UAB/UFC. No âmbito da pesquisa, como orientadora de trabalhos de Especialização, vem trabalhando com a categoria Modalidade e com Formação de Professores em Atendimento Educacional Especializado. É professora (nível: adjunto I) da Área de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB.

Publicado

2013-12-10

Número

Sección

Artículo