La moda y su desfile terminológico: un estudio sobre los neologismos utilizados por el perfil de la revista Harper’s Bazaar en la red social Instagram durante la cobertura de la Semana de Moda de Milán 2019

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020.70855

Resumen

Cuando leemos una revista, blog y/o perfil en red social relacionados con la moda, constantemente nos encontramos con unidades lexicales especializadas, siendo que una parcela de estos elementos léxicos son neologismos. Pensando en eso, en esta investigación analizaremos los neologismos de la moda presentes en veinticinco (25) publicaciones de la revista Harper's Bazaar en la red social Instagram, en particular, aquellas relacionadas con la semana de la moda de Milán 2019. Destacamos que nuestra metodología es cuali-cuantitativa, teniendo en cuenta que las creaciones léxicas serán inventariadas y contabilizadas a través de WordSmith Tools (2012), y, posteriormente, se discutirán los resultados obtenidos a la luz de Biderman (2001), Orsi y Almeida (2019), Carvalho (1987), entre otros. Para ello, pretendemos demostrar cómo se produce la interrelación entre el léxico y la moda, discutiendo cómo estas confluencias pueden influir en la forma en que consumimos los bienes relacionados con la ropa.

Biografía del autor/a

Vanessa Regina Duarte Xavier, UFG/UFCAT em implantação

Possui graduação em Letras com habilitação em Português pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (2007) e doutorado em Letras, pelo programa de Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (2012). 

Atualmente, é professora da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. Integra o quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) desta instituição. Pós-doutora pelo Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD) pela UFG/Regional Catalão (PPGEL). Lidera o “Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Português”. Atua nas áreas de Linguística e Filologia, com ênfase em Lexicologia.

Pauler Castorino Oliveira Barbosa, UFG/UFCAT em implantação

Mestrando em Estudos da Linguagem (UFG/UFCAT em implantação). Graduado em Letras Português.

Citas

ALVES, I. M. Neologismo: criação lexical. 3. ed. São Paulo: Ática, 2007. (Série Princípios).

ANDRADE, K. E.; RONDININI, R. B. Cruzamento vocabular: um subtipo da composição? D.E.L.T.A, São Paulo, v. 32, n. 4, p. 861-887, 2016.

BARROS, L. A. Curso básico de terminologia. São Paulo: Edusp, 2002.

BASILIO, M. Formação e classes de palavras no português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2013.

BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.

BERBER SARDINHA, T. Usando Wordsmith Tools na investigação da linguagem. Direct Papers, São Paulo, n. 40, p. 1-20, 1999.

BIDERMAN, M. T. C. O dicionário padrão da língua. Alfa, São Paulo, v. 28, p. 27-43, 1984.

BIDERMAN, M. T. C. Teoria linguística: (teoria lexical e computacional). 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BIZZOCCHI, A. L. Léxico e ideologia na Europa Ocidental. São Paulo: Annablume, 1997.

CARVALHO, N. O que é neologismo? São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

CARVALHO, N. Empréstimos linguísticos na língua portuguesa. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção linguagem & linguística).

CARVALHO, N.; OLVEIRA, R. L. S. de. Inovações lexicais na publicidade da mídia escrita e da mídia eletrônica – semelhanças e diferenças. In: ISQUERDO, A. N.; FINATTO, M. J. B. (Orgs.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia, volume IV. Campo Grande: Ed. UFMS; Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. p. 199-210.

CASTILHO, K. Moda e linguagem. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2004.

CAVENDISH, A. A. A passarela virtual: uma análise do aplicativo Instagram como plataforma de construção de narrativas de moda. 2013. 87 f. Monografia (Bacharelado em Publicidade e Propaganda) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

CORREIA, M.; ALMEIDA, G. M. de B. Neologia em português. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

CRYSTAL, D. A revolução da linguagem. Tradução de Ricardo Quintana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

ELMAN, D. A revista de moda vai para a rede: uma análise das reportagens no Instagram das revistas Elle e Estilo na São Paulo Fashion Week. Dobras, v. 9, p. 137-145, 2016.

FERRAZ, A. P. Neologismos na publicidade impressa: processos mais freqüentes no português do Brasil. In: ISQUERDO, A. N.; ALVES, I. M. (org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia, volume III. Campo Grande: Ed. UFMS; São Paulo: Humanitas, 2007. p. 53-64.

FERREIRA, A. B. de H. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2010.

GLAMOUR. Oito iniciativas que estão transformando a moda sustentável no Brasil. Glamour, 2019a. Disponível em: https://revistaglamour.globo.com/G-Especial/Raizes/noticia/2019/04/8-iniciativas-que-estao-transformando-moda-sustentavel-no-brasil.html. Acesso em: 05 dez. 2019.

GLAMOUR. Armário compartilhado: 5 serviços para trocar de closet sem comprar nada. Glamour, 2019b. Disponível em: https://revistaglamour.globo.com/Moda/noticia/2019/10/armario-compartilhado-5-servicos-para-trocar-de-closet-sem-comprar-nada.html. Acesso em: 05 dez. 2019.

GONÇALVES, C. A. Morfologia. São Paulo: Parábola, 2019.

GONÇALVES, C. A. Atuais tendências em formação de palavras. São Paulo: Contexto, 2016.

GUILBERT, L. La créativité lexicale. Paris: Larousse, 1975. (Langue et Langage).

HINERASKY, D. A. Jornalismo de moda no Brasil: da especialização à moda dos blogs. In: COLÓQUIO DE MODA, 6., 2010. São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2010. p. 1-16.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. de S. Dicionário eletrônico Houaiss versão 3.0. Editora Objetiva, 2009.

INSTAGRAM: Harper's Bazaar Brasil @bazaarbr. Disponível em: https://www.instagram.com/bazaarbr/?hl=pt-br. Acesso em: 7 ago. 2019.

KRIEGER, M. da G. Lexicologia, lexicografia e terminologia: impactos necessários. In: ISQUERDO, A. N.; FINATTO, M. J. B. (org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia, volume IV. Campo Grande: Ed. UFMS; Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. p. 161-175.

LIPOVETSKY, G. O império do efêmero: a moda e o seu destino nas sociedades modernas. Tradução de Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

ORSI, V.; ALMEIDA, M. C. Moda e literatura no Brasil: considerações sobre o léxico do século XIX. Caligrama, Belo Horizonte, v. 24, n. 2, p. 193-207, 2019.

PALOMINO, E. A moda. São Paulo: Publifolha, 2003.

SABINO, M. Dicionário da moda. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

SAPIR, E. Linguística como ciência. Seleção e tradução de J.M Câmara Jr. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1969.

SCOTT, M. WordSmith Tools: version 6.0. Oxford: Oxford University Press, 2012.

SISSON, C. A influência da revista Glamour na sociedade de consumo. 2015. 72 f. Monografia (Bacharelado em Jornalismo). Centro de Comunicação e Letras, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.

SVENDSEN, L. Moda: uma filosofia. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

V MAGAZINE. Marni escapes the room for FW19. V Magazine, 2019. Disponível em: https://vmagazine.com/article/marni-escapes-the-room-for-fw19/. Acesso em: 09 dez. 2019.

Publicado

2020-11-20