A gramaticalização de a gente em português em tempo real de longa e de curta duração: retenção e mudança na especificação dos traços intrínsecos

Autores

  • Célia Regina dos Santos Lopes UFRJ - Rio de Janeiro - RJ

Resumo

O artigo analisa a inserção da expressão a gente no sistema pronominal do português como um processo de variação e mudança de longa duração. Embora os traços formais e semântico-discursivos do nome gente e da forma pronominal a gente não sejam idênticos atualmente em português, discute-se a manutenção e perda de algumas propriedades da classe original e a adoção de características tipicamente pronominais à luz dos princípios da persistência e decategorização propostos por Hopper. Com base em cor pora orais gravados, no Rio de Janeiro, nas décadas de 70 e 90 (amostra NURC-RJ) e 80 e 2000 (amostra PEUL-RJ), são apresentados alguns resultados de estudos sociolingüísticos quantitativos para a discussão do atual estágio da substituição de nós por a gente em termos do comportamento da comunidade.

Biografia do Autor

Célia Regina dos Santos Lopes, UFRJ - Rio de Janeiro - RJ

Professora de Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da UFRJ desde 1994, onde se doutorou em 1999, e atua como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-10-28

Edição

Seção

Artigo