Un panorama de la internacionalización de la educación superior en el ámbito de la enseñanza de lenguas adicionales y de la investigación en Brasil

Autores/as

  • Kleber Aparecido da Silva Universidade de Brasília
  • Rosely Perez Xavier Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e79619

Resumen

En la actualidad, cuando las prácticas sociales son dinámicas y fluidas, la comunicación se produce de forma compleja a través de las lenguas y de una diversidad de recursos semióticos y multimodales. En vista de ello, la internacionalización en la enseñanza y la investigación en las áreas de lenguas se destaca por la configuración de intercambios interaccionales e interculturales. En este contexto, el presente artículo de (re)lectura crítica de la literatura aborda el concepto de internacionalización de/en la educación superior y lo relaciona con la enseñanza y la investigación en el área de lenguas. El objetivo es evidenciar el panorama de las acciones de internacionalización en el contexto brasileño como preámbulo necesario para presentar los diversos artículos que componen este dossier.

Biografía del autor/a

Kleber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília

É Professor Associado do Programa de Pós- raduação em Linguística da UnB e pesquisador colaborador do Programade Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós - Graduação em Letras, da Universidade Federal de Tocantins.  

Rosely Perez Xavier, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983), mestrado em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Foi admitida na UFSC em 1992, no Departamento de Metodologia de Ensino, para atuar no Curso de Licenciatura em Letras-Inglês, nas disciplinas de Metodologia de Ensino e Estágios Supervisionados. Atuou no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC, na linha de pesquisa Educação e Formação de Educadores (2000-2009). Em 2007, ingressou no Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC e, desde então, atua na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira/ Segunda Língua. Foi coordenadora do projeto PIBID Inglês (2010 a 2015) e, desde 2001, coordena o sítio www.t4tenglish.ufsc.br, que é destinado aos professores de inglês que atuam na escola básica. Atualmente, é professora titular aposentada envolvida com o Programa de Pós-
Graduação em Linguística, em regime de serviço voluntário. É coautora do livro Teaching in a Clever way (1996), publicado pela Editora da UFSC, e autora do livro Metodologia do Ensino de Inglês (2011). Foi organizadora dos livros EFL teaching and learning in Brazil: Theory & practice (2001) e Themes for teaching English (2015), volumes 1 e 2. Produziu um DVD educativo (2014), intitulado Sala de Aula Comentada, como uma das metas do Projeto Interinstitucional de Formação Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras/ Adicionais do Estado de Santa Catarina, o qual coordenou de julho/2013 a março/2015. Publicou artigos em revistas acadêmicas e capítulos de livros nas áreas de ensinoaprendizagem
de língua inglesa, formação de professores e material didático.

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Publicado

2021-04-06