Pela complementaridade de abordagens linguístico-enunciativas, referenciais e polifônicas para o estudo de textos narrativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020v17n2p4787

Resumo

Neste artigo, evidenciamos que as abordagens linguístico-enunciativas, referenciais e polifônicas propostas no interior dos Estudos da Linguagem para a compreensão da narrativa devem ser entendidas como complementares e igualmente necessárias à formação do professor de línguas e do linguista do texto e do discurso. Afinal, a complexidade de um texto narrativo apenas se deixa apreender mediante a consideração conjunta dos aspectos linguístico-enunciativos, referenciais e polifônicos que entram em sua composição. Para revelarmos a pertinência dessa articulação de abordagens, partimos de uma breve apresentação de algumas abordagens linguístico-enunciativas, referenciais e polifônicas propostas para a compreensão da narrativa. Em seguida, à luz dos conceitos propostos nessas abordagens, defenderemos o interesse dessa articulação por meio da análise do capítulo de abertura do romance “Dom Casmurro”, de Machado de Assis.

Análise textual; Narrativa; Abordagens linguístico-enunciativas, referenciais e polifônicas

Biografia do Autor

Gustavo Ximenes Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor da Faculdade de Letras da UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG.

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Publicado

2020-09-02

Edição

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Artigo