“Tem concerto” para a angústia: a constituição do sujeito ansioso e depressivo nas letras de Clarice Falcão e de Tiago Iorc

Autores

  • Thâmara Soares de Moura
  • Francisco Vieira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020.e70800

Resumo

Considerando que o transtorno de ansiedade e a depressão engendram os discursos contemporâneos e, consequentemente, também atuam na modulação das subjetividades atuais, este trabalho objetiva investigar como ocorre a constituição dos sujeitos que enunciam, ansiosos e/ou depressivos, em letras de músicas de Clarice Falcão (álbum Tem conserto), bem como de Tiago Iorc (álbum Reconstrução). Para tanto, selecionou-se um corpus composto por trechos de duas músicas dos respectivos álbuns. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de corpus, com abordagem qualitativa, o qual se embasa, teoricamente, nos postulados foucaultianos (FOUCAULT, 1992, 2008), bem como em outros autores, como Bauman (2005), Giddens (2002) e Caponi (2013). Isso posto, identificou-se que a posição de sujeito que enuncia nas letras, imprime, poeticamente, os efeitos provenientes dos transtornos de ansiedade e depressivo por meio de uma escrita de si, que resulta numa constituição de si que reflete um sujeito angustiado, exausto e desmotivado.

Biografia do Autor

Thâmara Soares de Moura

Mestranda do do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Francisco Vieira da Silva

Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

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Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Artigo