Culturas disciplinares em análise sociorretórica de gêneros: em busca de uma proposição conceitual

Autores

  • Jorge Tércio Pacheco Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • Cibele Gadelha Bernardino UECE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e81982

Resumo

Muitas pesquisas sobre gêneros acadêmicos têm enfatizado a perspectiva teórica das culturas disciplinares, buscando compreender como áreas distintas se portam em relação à concepção, ao uso e ao consumo dos gêneros que fazem parte das interações na academia. Entretanto, é fato que muitos desses estudos não estabeleceram parâmetros definidores para os elementos constituintes de uma cultura disciplinar, ou seja, não deixaram claros os elementos que constroem esse conceito. Desse modo, neste artigo, objetivamos apresentar proposições conceituais sobre os eixos que gravitam em torno da dimensão das culturas disciplinares, explicando em que consiste a acepção de crenças epistêmicas, práticas disciplinares, práticas sociorretóricas e comunidades disciplinares, termos essenciais para uma taxonomia mais palpável de culturas disciplinares. A partir do diálogo com os pressupostos teóricos propostos por Becher (1981, 1987, 2001[1989]) e Hyland (2000, 2009), lançamos, no final deste trabalho, uma proposição conceitual sobre culturas disciplinares na perspectiva de análise de gêneros.  

Biografia do Autor

Cibele Gadelha Bernardino, UECE

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (1992), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2000) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2007). É professora da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente, é coordenadora do grupo de pesquisa em Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos (DILETA), dedicando-se ao estudo dos gêneros acadêmicos em diferentes culturas disciplinares. Ainda na UECE, além de compor o colegiado do Curso de Graduação em Letras, atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) e como vice-coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa (ESPELP)

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Publicado

2023-01-30

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Artigo