Sobre la violencia contra las mujeres sordas: diferencia de género y vulnerabilidad lingüística

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e95144

Palabras clave:

Análisis del Discurso, Violencía, Mujeres surdas, Recepción lingüística

Resumen

Este es un artículo que entrelaza el Análisis Materialista del Discurso (Pêcheux, 1988; 1997; 2002; Orlandi, 1990; 2005; Lagazzi, 2009; 2019) y los Estudios Sordos (Skliar, 1998) y propone como tema una reflexión sobre la violencia contra las mujeres sordas. Para (re)comprender con más detalle la complejidad del tema, privilegiamos estudios desarrollados principalmente por mujeres sordas (Perlin; Vilhalva, 2017; Santos; Stumpf, 2019). En perspectiva de los principios teóricos y procedimientos analíticos de AD, pretendemos mostrar cómo las situaciones de violencia contra las mujeres sordas pasan por la vulnerabilidad lingüística. Además, intentamos enumerar algunas redes de apoyo a estas mujeres, tanto en el acceso a los derechos (civiles y lingüísticos) como en la atención institucional para el enfrentamiento de los diferentes tipos de la violencia de género.  Por fin, buscamos analizar el documental Seremos ouvidas. Para ello movilizaremos la noción de “materialidad significativa” (Lagazzi, 2009).

Biografía del autor/a

Angela Corrêa Ferreira Baalbaki, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2010) e mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). É professora do Departamento de Estudos da Linguagem, do Instituto de Letras, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade. Integra o grupo de pesquisa "Discurso, historicidade e subjetividade: inconsciente e ideologia" (UFF). Em 2014, foi contemplada no edital APQ1 (FAPERJ), com o projeto: Estudos sobre bilinguismo: elaboração de materiais para o ensino de português para alunos surdos. Desenvolve pesquisas na área de Análise de Discurso de linha francesa e História das Ideias Linguísticas com ênfase nos seguintes temas: formação de professores de línguas; processo de gramatização de línguas; ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos; discurso de divulgação científica. 

Luciane Cruz Silveira, Instituto Nacional de Educação de Surdos

É Professora Adjunta de Libras do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU/INES). Doutora em Linguística pela UERJ. Mestre em Curso Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Possuo Pós-graduação lato sensu em LIBRAS pela IESA- Instituto de Educação e Ensino Superior de Samambaia Educação à Distância e Graduação em Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). PROLIBRAS - MEC Proficiência no Ensino da LIBRAS 2006 e PROLIBRAS - MEC em Proficiência na Tradução e Interpretação da LIBRAS-Língua Portuguesa 2010. Autora do Glossário de Ciências em Libras. Participante da subcomissão de organização do XIV Congresso Internacional / XX Seminário Nacional do INES - 2015,"Experiências Surdas: Políticas e Práticas". Participante da comissão do Congresso Internacional e Seminário Nacional do INES. Comissão Cientifica do Congresso Internacional do INES. Coordenadora de Extensão do DESU/INES. Coordenadora de Libras do Vestibular para o Curso de Pedagogia. Diretora do DESU/INES. Assessora da Direção Geral do INES. Comissão Permanente para Normalização do Trabalho Monográfico em Libras e Língua Portuguesa. Professora de Libras do Núcleo de Educação Online NEO/INES. Professora de Libras, Estudos sobre Deficiências, Inclusão Social na UNIFASE ? Faculdade Arthur Sá Earp Neto/ Faculdade de Medicina de Petrópolis.Tutora a distância da disciplina de LIBRAS dentro da Licenciatura em Educação Física pela UFJF. Professora Formadora a distância da disciplina de Libras dentro da Licenciatura em Pedagogia Bilíngue pelo NEO/INES. Professora Conteudista a distância da disciplina de Libras pelo NEO/INES. Tutora a distância da disciplina de Libras dentro da Licenciatura em Pedagogia pelo CEDERJ/UERJ. Participei como membro do NPDIS desde 2013 a 2018. Professora Convidada do Programa de Pós Graduação em Letras da UERJ. Presidente da APES - Associação Petropolitana de Surdos. Responsável do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPDDI). Responsável do Conselho Estadual de Educação pela FENEIS. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais, atuando principalmente no seguinte tema: surdos e língua brasileira de sinais - LIBRAS.

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Publicado

2024-09-06