O aluno brasiguaio no contexto do Mercosul: o movimento e a invisibilidade como tática de sobrevivência na tríplice fronteira (BR, PY e AR ? 2002-2011)

Autores

  • Margarete Frasson Secretaria de Educação do Estado do Paraná
  • Marli Terezinha Szumilo Schlosser UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2017v32n65p182

Resumo

O desenvolvimento regional proposto pelo Mercosul intensificou as relações entre Brasil e Paraguai (Tríplice Fronteira - BR, AR e PY).  Essas relações concebem direitos aos sujeitos migrantes de cada lado da fronteira, mas podem também agir com perversidade sobre os portadores de cultura híbrida e minoritária, pela invisibilidade de sua situação intermediária. Este artigo estuda o movimento do aluno brasiguaio, no período de 2002 a 2011, em quatro estabelecimentos públicos de ensino localizados em Santa Terezinha de Itaipu, nessa região fronteiriça do lado brasileiro. Os formulários autopreenchidos pelos alunos e a análise de seus prontuários evidenciam a mobilidade e a invisibilidade criadas pelo desenvolvimento regional. Constata-se que essas estratégias são utilizadas pelo migrante como tática de sobrevivência na fronteira. 

Biografia do Autor

Margarete Frasson, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Professora do quadro própio do Magistério paranaense.

Mestre em Geografia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE– Campus de Francisco Beltrão.

Integrante do Laboratório de Ensino de Geografia – LEG e Grupo e Linha de Pesquisa Ensino e Práticas de Geografia – ENGEO, número 34953/2011, cadastrado junto à Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. (marga.sti@hotmail.com)

Marli Terezinha Szumilo Schlosser, UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon

Doutora em Geografia, professora do curso de Geografia da UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon. Integrante do Laboratório de Ensino de Geografia – LEG e Grupo e Linha de Pesquisa Ensino e Práticas de Geografia – ENGEO, número 34953/2011, cadastrado junto à Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (marlisch20@hotmail.com)

Downloads

Publicado

2017-11-24

Edição

Seção

Artigos