Limitações na promoção de saúde mental de servidores em universidades mineiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2025.e100552

Palavras-chave:

Implementação, Ações, Servidores, Promoção, Saúde Mental

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar as principais limitações encontradas por universidades federais mineiras para promover saúde mental aos servidores. Para tanto, baseando-se no modelo de análise de implementação de políticas públicas investigou-se sete Instituições Federais de Ensino Superior do estado de Minas Gerais. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e para análise das narrativas a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011).  Os resultados obtidos indicam que o avanço das ações de promoção de saúde mental nas universidades para os servidores está sendo afetado pela ausência de planejamento institucional, pela baixa disponibilidade de profissionais, pelo sistema gerencial deficitário e pela existência de percepções equivocadas acerca da saúde mental. Assim, conclui-se que para se alcançar um modelo de prevenção mais efetivo nas universidades os gestores de todas as instâncias devem corresponsabilizar-se pelo controle dos fatores laborais agressivos a saúde mental, sendo importante também que os profissionais da saúde ocupacional atuem de forma conjunta, e que se busque a ampliação e capacitação das equipes de trabalho. É fundamental também que as universidades desenvolvam um plano institucional, integrando as áreas da saúde e gestão, e que sejam desenvolvidas estratégias para desconstruir antigos paradigmas sobre o adoecimento mental.

Biografia do Autor

Priscila Silveira da Duarte, Universidade Federal de Viçosa

Graduada no curso de Agronomia na Universidade Federal de Viçosa (UFV) - MG, servidora no cargo de assistente administrativa na mesma instituição, mestranda do PROFIAP/UFV (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional), também na mesma instituição. 

Diego Costa Mendes, Universidade Federal de Viçosa

Doutor e mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); graduado em Administração pela mesma instituição. Professor adjunto do Departamento de Administração e Contabilidade (DAD) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

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2025-01-24

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Artigos