Universidade Empreendedora: um estudo na Universidade Federal da Fronteira Sul
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2024.e100796Palavras-chave:
UFFS, Ensino Superior, Universidade Pública, Educação EmpreendedoraResumo
Objetivo: mapear as ações promotoras da educação empreendedora na Universidade Federal da Fronteira Sul. Marco Teórico: as ações de educação empreendedoras, principalmente nas universidades federais brasileiras, precisam ser revistas, para, além de trazer desenvolvimento econômico regional, trazer também o desenvolvimento social sustentável. Método: o presente artigo caracteriza-se como um estudo de caso que utiliza de uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, junto a uma pesquisa bibliográfica e de campo. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em fevereiro de 2022. Resultados: pôde-se observar um grande número de ações, além de diversos relatos sobre as transformações que a Educação Empreendedora tem causado dentro e fora da UFFS, como a atuação do Empreende UFFS, que já impactou mais de 6.000 pessoas. Foi identificado, também, a atuação no âmbito do ensino, com disciplinas em 30% dos cursos de graduação da UFFS, oito projetos de pesquisa e nove de extensão voltados à Educação Empreendedora. Conclusões: percebe-se, desta forma, um cenário de construção e transformação cultural na Instituição estudada, visto que o empreendedorismo passa a ser ator de mudança e de melhoria acadêmica e social na UFFS e em sua região de atuação.
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