Universidade Empreendedora: um estudo na Universidade Federal da Fronteira Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2024.e100796

Palavras-chave:

UFFS, Ensino Superior, Universidade Pública, Educação Empreendedora

Resumo

Objetivo: mapear as ações promotoras da educação empreendedora na Universidade Federal da Fronteira Sul. Marco Teórico: as ações de educação empreendedoras, principalmente nas universidades federais brasileiras, precisam ser revistas, para, além de trazer desenvolvimento econômico regional, trazer também o desenvolvimento social sustentável.  Método: o presente artigo caracteriza-se como um estudo de caso que utiliza de uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, junto a uma pesquisa bibliográfica e de campo. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em fevereiro de 2022. Resultados: pôde-se observar um grande número de ações, além de diversos relatos sobre as transformações que a Educação Empreendedora tem causado dentro e fora da UFFS, como a atuação do Empreende UFFS, que já impactou mais de 6.000 pessoas. Foi identificado, também, a atuação no âmbito do ensino, com disciplinas em 30% dos cursos de graduação da UFFS, oito projetos de pesquisa e nove de extensão voltados à Educação Empreendedora. Conclusões: percebe-se, desta forma, um cenário de construção e transformação cultural na Instituição estudada, visto que o empreendedorismo passa a ser ator de mudança e de melhoria acadêmica e social na UFFS e em sua região de atuação.

 

Biografia do Autor

Rivaldo de Almeida Arruda, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Departamento EGC
Florianópolis - SC

Humberto Tonani Tosta, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Administração (2008), mestrado em Administração (2011) e doutorado em Administração(2017), todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Fronteira Sul, Professor do Mestrado Profissional de Administração Pública - PROFIAP, Pesquisador do Instituto de Pesquisa e Estudos em Administração Universitária, Coordenador do EMPREENDE UFFS, e Coordenador Geral da Incubadora de Negócios- INNE, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Sociais Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, educação empreendedora, inovação, incubação de negócios e gestão universitária.

Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Doutorado (2012) em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado (2008) e Graduação (2005) em Administração também pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência profissional na área de gestão de pessoas, tendo atuado como Diretora de Gestão de Pessoas da UFFS em 2010/2011 e também atuou como Chefe de Gabinete de 2011-2016. Atua, em convênio, como Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisa principalmente os seguintes temas Administração Universitária, Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Gestão da Inovação e Educação a Distância. Mãe da Alice, do Bento e do Lucas.

Referências

APPOLINÁRIO, F. (2012). Metodologia da Ciência: filosofia e prática da pesquisa (2ª ed.). Cengage Learning.

BARRIOLUENGOA, M. SÁNCHEZ, & BENNEWORTH, P. (2018). Is the entrepreneurial university also regionally engaged? Analysing the influence of university's structural configuration on third mission performance. Technological Forecasting & Social Change, 2, 206-218. DOI: 10.1016/j.techfore.2018.10.017

BIKSE, V., EZERA, I. L., RIVZA, B., & VOLKOVA, T. (2016). The Transformation of Traditional Universities into Entrepreneurial Universities to Ensure Sustainable Higher Education. Journal of Teacher Education for Sustainability. DOI: https://doi.org/10.1515/jtes-2016-0016

BUDYLDINA, N. (2018). Entrepreneurial universities and regional contribution. International Entrepreneurship and Management Journal, Rússia. DOI: https://doi.org/10.1007/s11365-018-0500-0

CAMPILLO, A. M., FERNÁNDEZ, M. DEL PILAR SIERRA, & SANTOS, Y. FERNÁNDEZ. (2019). Service-Learning for Sustainability Entrepreneurship in Rural Areas: What Is Its Global Impact on Business University Students? Sustainability, Espanha. DOI: https://doi.org/10.3390/su11195296

CHAPECÓ (SC). Universidade Federal da Fronteira Sul. (2017). Resolução nº 04/2017 [Estabelece a Política de Extensão da UFFS].

CHAPECÓ (SC). UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL. (2020). PORTARIA Nº 1207/GR/UFFS/2020. [Constitui Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica - AGIITEC da UFFS].

CHAPECÓ (SC). Universidade Federal da Fronteira Sul. (2013). Resolução nº 6/2013 [Estabelece a Política de Pesquisa da UFFS].

CHAPECÓ (SC). Universidade Federal da Fronteira Sul. (2017). Resolução nº 15/CONSUNI/CPPGEC/UFFS/2017. [Estabelece o Regulamento de Pesquisa da UFFS].

Chapecó (SC). Universidade Federal da Fronteira Sul. (2015). Resolução nº 31/2015. [Estabelece o Estatuto da UFFS].

Chapecó (SC). Universidade Federal da Fronteira Sul. (2019). Resolução nº 5/CONSUNI/UFFS/2019. [Estabelece o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFFS 2019-2023].

Chapecó (SC). Universidade Federal da Fronteira Sul. (2014). Resolução nº 9/2014 – CONSUNI/CPPG. [Estabelece a Política de Inovação da UFFS].

FRANZ, A. H., LEITE, E. DA S., & RODRIGUES, M. S. (2020). O Processo de Empresarização e o Discurso da Universidade Empreendedora: Uma Análise da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 28. DOI: 10.14507/epaa.28.5325

GENÇ, S. Y., SESEN, H., CASTANHO, R. A., KIRIKKALELI, D., & SORAN, S. (2020). Transforming Turkish Universities to Entrepreneurial Universities for Sustainability: From Strategy to Practice. Sustainability. DOI: 10.3390/su1204149

GERHARDT, T. E., & SILVEIRA, D. T. (2009). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS. ISBN 978-85-386-0071-8

GIBBS, G. (2009). Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-1104202012523

GIL, A. C. (2010). Como Elaborar Projetos de Pesquisa (5ª ed.). São Paulo: Atlas S.a. ISBN: 9788597012613

GODOY, A. S. (1995). Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, 35(2), 57-63. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/38183. Acesso em: 12 dez 2021.

HAY, R. (1981). A Canadian university experience in technological innovation and entrepreneurship. Technovation, Montreal, 1, 43-55.

HSU, J. L., & Pivec, M. (2021). Integration of Sustainability Awareness in Entrepreneurship Education. Sustainability, Áustria. DOI: https://doi.org/10.3390/su13094934

KLOFSTEN, M., FAYOLLE, A., GUERRERO, M., MI, S., URBAN, D., & WRIGHT, M. (2019). The entrepreneurial university as a driver for economic growth and social change - key strategic challenges. Elsevier, Brasil. DOI: 10.1016/j.techfore.2018.12.004

MARCONI, M. A., & Lakatos, E. M. (2011). Técnicas de pesquisa (7ª ed.). São Paulo: Atlas.

PAVAN, N. I. V. F. (2021). Desmitificando o empreendedorismo: A relação entre educação empreendedora, competências empreendedoras e intenção de empreender (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação). Universidade Federal da Fronteira Sul, Curso de Bacharelado em Administração, Chapecó, SC.

PUGH, R., LAMINE, W., JACK, S., & HAMILTON, E. (2018). The entrepreneurial university and the region: what role for entrepreneurship departments? European Planning Studies, Reino Unido. DOI: https://doi.org/10.1080/09654313.2018.1447551

THOMAS, E., & PUGH, R. (2020). From ‘entrepreneurial’ to ‘engaged’ universities: social innovation for regional development in the Global South. Regional Studies, Regional Science, Brasil. DOI: https://doi.org/10.1080/00343404.2020.1749586

TOSTA, H. T., CASSOL, A., & TOSTA, K. C. B. T. (EDS.). (2021). Desenvolvimento de Ecossistemas de Empreendedorismo e Inovação: desafios e perspectivas práticas. CRV. DOI: 10.24824/978655868632.3

VERGARA, S. C. (1998). Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração (2ª ed.). Atlas.

ZOBNINA, M., KOROTKOV, A., & ROZHKOV, A. (2019). Structure, Challenges and Opportunities for Development of Entrepreneurial Education in Russian Universities. Foresight and STI Governance, Rússia.

Publicado

2025-01-08

Edição

Seção

Artigos