Gestores públicos e o desenvolvimento de competências gerenciais: um estudo em um Instituto Federal de Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2025.e102771

Palavras-chave:

Aprendizagem Gerencial, Gestores Públicos, Instituto Federal de Educação

Resumo

O desenvolvimento de competências gerenciais é crucial para gestores públicos, impactando diretamente a eficácia da administração pública. Este estudo aborda uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia campus Colorado do Oeste, sobre o desenvolvimento de competências gerenciais entre servidores nomeados para exercer cargos de gestão, entretanto, sem fornecimento de capacitação adequada. O objetivo foi identificar como essas competências se desenvolvem no cotidiano desses gestores. Utilizando uma abordagem qualitativa e o método de estudo de caso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores do IFRO – Campus Colorado do Oeste, e os dados coletados foram analisadas com base nos pressupostos de Bardin. Os resultados indicam que a aprendizagem gerencial ocorre predominantemente na vivência. Foram identificadas sete modalidades de aprendizagem, divididas entre processos formais, como treinamentos, e informais, como a troca de experiências e a resolução de problemas diários. A falta de capacitação inicial é parcialmente compensada por essas modalidades contínuas de aprendizagem. Conclui-se que o desenvolvimento de competências gerenciais no IFRO ocorre durante a execução das atividades diárias no ambiente laboral. Isso se dá por meio de uma prática reflexiva, onde os gestores integram suas experiências profissionais e sociais, aprendendo por meios formais e informais. Este processo contínuo de aprendizado destaca a importância de fomentar um ambiente que valorize a aprendizagem prática e a reflexão sobre as experiências vividas.

Biografia do Autor

Mayuma Martins Santana Viana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Mestra em Gestão e Estratégia pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia (PPGE), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Especialista em Planejamento e Gestão Estratégica pelo Claretiano Centro Universitário. Bacharel em Administração pelo Claretiano Centro Universitário. Atualmente como Assistente em Administração e Coordenadora de Registros Acadêmicos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Atuou no IFRO como Chefe do Departamento de Extensão, Conselheira do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) do IFRO, Coordenadora de Integração Escola, Empresa e Comunidade, Fiscal Substituta de Contratos e Coordenadora Substituta de Registros Acadêmicos. Possui experiência nas áreas de extensão universitária, gestão documental e de processos. Atuou em instituições privadas nas áreas de finanças e controladoria.

Débora Vargas Ferreira Costa , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (2008) e doutorado em Administração pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) (2019). Atualmente é Professora do Quadro Permanente do Mestrado em Gestão Estratégia da UFRRJ na linha de pesquisa Gestão Estratégica de Pessoas. Professora do Quadro Permanente do Mestrado em Administração da UFJF na linha de pesquisa Gestão, Tecnologia e Processos organizacionais. Professora adjunta da Graduação em Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ campus Três Rios), das disciplinas da Gestão de Pessoas. Professora do MBA em Gestão de Pessoas da UFJF. Atuou como chefe de departamento do DCAS, campus Três Rios de junho de 2017 a agosto de 2021 e também como Gerente de Recrutamento, Seleção e Treinamento de multinacional do segmento de energia. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Estratégica de Pessoas Organizações (Diretório do CNPq). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pessoas e Organizações (GEPPO - UFJF) (Diretório do CNPq) e Líder da linha de pesquisa de Relações de Trabalho e Subjetividade nas Organizações (GEEPO). Líder do tema Estudos Críticos em Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho na divisão de Gestão de Pessoas da ANPAD. Estuda Psicanálise na Instituição Núcleo de Leitura em Psicanálise. Pesquisa na área de Gestão de Pessoas, Trabalho e Subjetividade. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas.

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2025-01-24

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Artigos