Panorama do itinerário formativo docente em PPG's de Administração no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2025.e104196

Palavras-chave:

Formação Docente, Pós-Graduação em Administração, Itinerário Formativo

Resumo

O itinerário formativo docente na Administração ocorre, em geral, num contexto interno que incorpora disciplinas obrigatórias ou eletivas voltadas para a prática e formação docente, também considerado nesse eixo o estágio docência supervisionado. Diante desse breve panorama sobre a formação docente no Brasil, busca-se mapear de que maneira é realizada o itinerário formativo da prática docente nos PPG’s de Administração no Brasil. Os analisados foram acessados através da Plataforma Sucupira, para obter informações relacionadas à pós-graduação em Administração em todo o país. Os achados mostram que mais de dois terços dos programas analisados oferecem disciplinas desse eixo formativo e mais da metade ofertam o estágio docência como crédito prático. A maioria dos programas que oferecem componentes curriculares teóricos para a formação docente contam apenas com uma disciplina, as quais se configuram, na maioria dos casos, em componentes eletivos. No que concerne a formação docente, há um cenário positivo em relação a oferta de algum componente para o eixo formativo docente. Quando se trata da relação entre teoria e prática promovida a partir de disciplinas teóricas e do estágio docência, o número se torna menor, mas ainda assim, praticamente metade dos programas demonstram essa preocupação de ofertar os dois componentes curriculares.

 

Palavras-chave: Formação Docente, Pós-graduação em Administração, Itinerário Formativo.

Biografia do Autor

Heudja Santana Varela Ribeiro de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda, Mestre e graduada em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). MBA em consultoria empresarial pela Faculdade Católica Santa Teresinha (FCST). Integra o Núcleo de Aprendizagem e Conhecimento (NAC) e o Núcleo de Estudos Qualitativos em Administração (NEQUA). Possui interesse nos temas de Práticas de Ensino, Formação Docente e Metodologias ativas

Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGP) e do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) com período sanduíche na Universidad Complutense de Madrid (UCM-Espanha). Mestre em Administração e Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento (NAC) e Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Qualitativos em Administração (NEQUA). Seus temas de interesse incluem Ensino e Pesquisa, Práticas de ensino, Metodologias ativas, Educação e sustentabilidade. 

Christiano Coelho, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGP) e do Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do Núcleo de Estudos Qualitativos em Administração (NEQUA). Seus temas de interesse incluem Ensino e Pesquisa, Desenvolvimento e Meio ambiente, Gestão e Contabilidade ambiental, e Orçamento público. 

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Publicado

2025-06-10

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Artigos