Panorama do itinerário formativo docente em PPG's de Administração no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2025.e104196Palavras-chave:
Formação Docente, Pós-Graduação em Administração, Itinerário FormativoResumo
O itinerário formativo docente na Administração ocorre, em geral, num contexto interno que incorpora disciplinas obrigatórias ou eletivas voltadas para a prática e formação docente, também considerado nesse eixo o estágio docência supervisionado. Diante desse breve panorama sobre a formação docente no Brasil, busca-se mapear de que maneira é realizada o itinerário formativo da prática docente nos PPG’s de Administração no Brasil. Os analisados foram acessados através da Plataforma Sucupira, para obter informações relacionadas à pós-graduação em Administração em todo o país. Os achados mostram que mais de dois terços dos programas analisados oferecem disciplinas desse eixo formativo e mais da metade ofertam o estágio docência como crédito prático. A maioria dos programas que oferecem componentes curriculares teóricos para a formação docente contam apenas com uma disciplina, as quais se configuram, na maioria dos casos, em componentes eletivos. No que concerne a formação docente, há um cenário positivo em relação a oferta de algum componente para o eixo formativo docente. Quando se trata da relação entre teoria e prática promovida a partir de disciplinas teóricas e do estágio docência, o número se torna menor, mas ainda assim, praticamente metade dos programas demonstram essa preocupação de ofertar os dois componentes curriculares.
Palavras-chave: Formação Docente, Pós-graduação em Administração, Itinerário Formativo.
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