Teletrabalho e avaliação em uma instituição pública de ensino superior no contexto do Programa de Gestão e Desempenho
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2025.e104876Palabras clave:
Teletrabalho, Avaliação de desempenho, Comunicação remota, Programa de Gestão e DesempenhoResumen
Contexto: Em uma sociedade em constante transformação, onde as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) moldam o trabalho, esta pesquisa explora as possibilidades do teletrabalho no contexto do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), com foco nos servidores técnico-administrativos. Aspectos como atendimento ao público, comunicação, formalização de processos legais e avaliação de desempenho destacam-se como áreas críticas para a gestão de equipes remotas. Objetivo: Analisar a percepção dos servidores técnico-administrativos sobre o teletrabalho no âmbito do PGD e compreender as dinâmicas de avaliação de desempenho nesse contexto. Método: Realizou-se uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo e exploratório, utilizando revisão de literatura, análise do marco legal e coleta de dados primários junto a servidores e gestores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Resultados: A pesquisa identificou instrumentos de avaliação de desempenho no teletrabalho e avaliou seu alinhamento aos objetivos organizacionais do programa. As análises resultaram em recomendações para melhorias contínuas, visando otimizar a gestão de desempenho no contexto acadêmico. Implicações práticas: Os achados fornecem subsídios para a modernização da administração pública, com potencial de aplicação em outras instituições governamentais, promovendo práticas mais eficazes no teletrabalho.
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