Ser um executivo ou um pesquisador? Investigando os motivos por detrás da escolha (ou não) pela carreira acadêmica entre estudantes de cursos ligados a negócios de uma capital brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2025.e105298Palavras-chave:
Motivação, Carreira Acadêmica, Teoria da AutodeterminaçãoResumo
O estudo investigou os motivos que influenciam a decisão de estudantes de cursos de negócios em universidades públicas e privadas de Manaus a optar (ou não) pela carreira acadêmica, utilizando a Teoria da Autodeterminação (SDT) como base teórica. A pesquisa adotou uma abordagem mista, com coleta de dados quantitativos por meio de um questionário online baseado na Escala de Motivação Acadêmica (EMA) e dados qualitativos por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados quantitativos revelaram que a motivação extrínseca (incentivos financeiros, prestígio social) predominou sobre a intrínseca (interesse e prazer pela atividade acadêmica). Fatores como sexo, curso, tipo de instituição, etnia e condições socioeconômicas influenciaram significativamente a decisão dos estudantes. As entrevistas qualitativas destacaram a influência de professores inspiradores, experiências com pesquisa e o ambiente acadêmico como motivadores, enquanto desafios financeiros, pressão familiar e falta de orientação institucional foram apontados como barreiras. Concluiu-se que, embora muitos estudantes demonstrem interesse pela carreira acadêmica, a motivação extrínseca e os desafios práticos desempenham um papel crucial em suas decisões. O estudo sugere a necessidade de políticas e estratégias que promovam a carreira acadêmica, como maior suporte financeiro e orientação profissional, contribuindo para o fortalecimento da pesquisa e da educação no Brasil.
Referências
ALTBACH, Philip G. Advancing the national and global knowledge economy: The role of research universities in developing countries. Studies in higher education, v. 38, n. 3, p. 316-330, 2013.
ALTBACH, Philip G. Peripheries and centers: Research universities in developing countries. Asia Pacific Education Review, v. 10, p. 15-27, 2009.
ALTOÉ, Stella Maris Lima; FRAGALLI, Adriana Casavechia; ESPEJO, Márcia Maria dos Santos Bortolocci. A “dor do crescimento”: um estudo sobre o nível de estresse em pós-graduandos de contabilidade. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 7, n. 1, p. 213-233, 2014.
ALVES, I. P. et al. Era da (des) informação: negacionismo e desvalorização da ciência na estratégia bolsonarista frente à pandemia da covid-19. Revista Serviço Social em Perspectiva, v. 7, n. 1, p. 08-24, 2023.
ANDERE, Maira Assaf; ARAUJO, Adriana Maria Procópio de. Aspectos da formação do professor de ensino superior de Ciências Contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação. Revista Contabilidade & Finanças, v. 19, p. 91-102, 2008.
AKOSAH-TWUMASI, Peter et al. A systematic review of factors that influence youths career choices—the role of culture. In: Frontiers in Education. Frontiers Media SA, 2018. p. 58.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARUCH, Yehuda. Careers in academe: The academic labour market as an eco‐system. Career Development International, v. 18, n. 2, p. 196-210, 2013.
CASTAÑEDA-RENTERÍA, L.; SOLORIO-ACEVES, M. La elección de carrera: entre la vocación y las ofertas institucionales. Revista de educación y desarrollo, v. 28, p. 55-59, 2014.
CARVALHO, Fernando José Assi; ÁVILA, Maria Auxiliadora; SILVA, Ariovaldo Francisco. Carreira e Psicanálise na Contemporaneidade. Humanidades & Inovação, v. 10, n. 4, p. 183-193, 2023.
CHEISVIYANNY, Charoline et al. Fatores de escolha da carreira dos acadêmicos indonésios de contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, v. 33, 2022.
CLARK, Burton R. The academic life: Small worlds, different worlds. Educational Researcher, v. 18, n. 5, p. 4-8, 1989.
CLUTTER, Chance. The effects of parental influence on their children’s career choices. 2010.
CRESWELL, John W.; POTH, Cheryl N. Qualitative inquiry and research design: Choosing among five approaches. Sage publications, 2016.
CRUZ, Carlos Henrique de Brito. A universidade, a empresa e a pesquisa que o país precisa. Parcerias estratégicas, v. 8, p. 5-30, 2000.
DAGOSTINI, Luciane; MIRANDA, Crislaine de Fátima Gonçalves; COLLA, Pamila Eduarda Balsan. Dinheiro Influência na Minha Escolha de Carreira? Percepção de Discentes de Cursos de Graduação de Uma IES Pública. Revista de Contabilidade e Controladoria, v. 14, n. 2, 2022.
DANELL, Rickard; HJERM, Mikael. The importance of early academic career opportunities and gender differences in promotion rates. Research Evaluation, v. 22, n. 4, p. 210-214, 2013.
DECI, Edward L.; RYAN, Richard M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. Springer Science & Business Media, 2013.
DIEMER, Matthew A.; HSIEH, Chueh‐An. Sociopolitical development and vocational expectations among lower socioeconomic status adolescents of color. The Career Development Quarterly, v. 56, n. 3, p. 257-267, 2008.
DIEMER, Matthew A. Parental and school influences upon the career development of poor youth of color. Journal of Vocational Behavior, v. 70, n. 3, p. 502-524, 2007.
DURSO, Samuel de Oliveira et al. Fatores motivacionais para o mestrado acadêmico: Uma comparação entre alunos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas à luz da Teoria da Autodeterminação. Revista Contabilidade & Finanças, v. 27, p. 243-258, 2016.
FLICK, Uwe. Qualidade na pesquisa qualitativa. In: Qualidade na pesquisa qualitativa. 2009. p. 196-196.
FONTANELLA, Bruno Jose Barcellos et al. Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n. 2, p. 388-394, Feb. 2011.
FOUAD, NADYA A.; KANTAMNENI, NEETA. The role of race and ethnicity in career choice, development, and adjustment. Career development and counseling: Putting theory and research to work, v. 2, p. 215-243, 2013.
GAIL NEELY, J. et al. Guide to academic research career development. Laryngoscope investigative otolaryngology, v. 1, n. 1, p. 19-24, 2016.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010. 184 p. Como elaborar projetos de pesquisa, v. 4, 2019.
GONÇALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. 2.ed. Campinas, SP. Editora Alínea, 2001.
HUERTA, Adrian H.; RIOS-AGUILAR, Cecilia; RAMIREZ, Daisy. “I had to figure it out”: A case study of how community college student parents of color navigate college and careers. Community College Review, v. 50, n. 2, p. 193-218, 2022.
HUISMAN, Jeroen; DE WEERT, Egbert; BARTELSE, Jeroen. Academic careers from a European perspective: The declining desirability of the faculty position. The journal of higher education, v. 73, n. 1, p. 141-160, 2002.
HUI, Kayi; LENT, Robert W. The roles of family, culture, and social cognitive variables in the career interests and goals of Asian American college students. Journal of counseling psychology, v. 65, n. 1, p. 98, 2018.
JUNG, Jisun; LEE, Soo Jeung. Exploring the factors of pursuing a master’s degree in South Korea. Higher Education, v. 78, p. 855-870, 2019.
KARLSSON, Per; NOELA, Massa. Beliefs influencing students’ career choices in Sweden and reasons for not choosing the accounting profession. Journal of Accounting Education, v. 58, p. 100756, 2022.
KHAN, Yamna; HAMEED, Irfan; AKRAM, Umair. What drives attitude, purchase intention and consumer buying behavior toward organic food? A self-determination theory and theory of planned behavior perspective. British Food Journal, n. ahead-of-print, 2022.
KNIVETON, Bromley H. The influences and motivations on which students base their choice of career. Research in education, v. 72, n. 1, p. 47-59, 2004.
LIMA, Herberty Cerqueira. O déficit da Contabilidade: a falta de interesse dos estudantes na área acadêmica. Revista Contabilidade e Controladoria, v. 12, n. 3, 2021
LUARN, Pin; CHEN, Chiao-Chieh; CHIU, Yu-Ping. Enhancing intrinsic learning motivation through gamification: a self-determination theory perspective. The International Journal of Information and Learning Technology, 2023.
MANCUSO, Aline Castello Branco et al. Estatística descritiva: perguntas que você sempre quis fazer, mas nunca teve coragem. Clinical and Biomedical Research, v. 38, n. 4, 2018.
NASCIMENTO, Iracema Santos do. Do infantil ao ensino superior, a educação no Brasil está negligenciada: Iracema Nascimento comenta que o problema é a falta de financiamento, o que reflete um desinvestimento e uma desvalorização da pesquisa e do ensino superior no Brasil nos últimos cinco anos. Jornal da USP. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/do-infantil-ao-ensino-superior-a-educacao-no-brasil-esta-negligenciada/. Acesso em: 01 dez. 2023.
OLAFSEN, Anja H.; DECI, Edward L. Self-determination theory and its relation to organizations. In: Oxford Research Encyclopedia of Psychology. 2020.
OWUSU, Godfred MY et al. Factors influencing career choice of tertiary students in Ghana: A comparison of science and business majors. Education+ Training, v. 60, n. 9, p. 992-1008, 2018.
PARICAHUA, Edwerson William Pacori et al. Research Competencies: A Comparative Study in Public and Private Universities. Eurasian Journal of Educational Research, v. 99, n. 99, p. 297-312, 2022.
PINGLETON, Susan K. et al. Silent bias: challenges, obstacles, and strategies for leadership development in academic medicine—lessons from oral histories of women professors at the University of Kansas. Academic Medicine, v. 91, n. 8, p. 1151-1157, 2016.
RABELO, João Paulo Moraes; HAYASHI, Carmino; ROCHA, Marcela Costa. Atratividade dos alunos concluintes do Ensino Médio pela carreira docente: Um estudo de caso no Sul de Minas Gerais. Research, Society and Development, v. 11, n. 3, p. e5211326139-e5211326139, 2022.
ROACH, Michael; SAUERMANN, Henry. A taste for science? PhD scientists’ academic orientation and self-selection into research careers in industry. Research policy, v. 39, n. 3, p. 422-434, 2010.
RYAN, Richard M.; DECI, Edward L. Self-determination theory. In: Encyclopedia of quality of life and well-being research. Cham: Springer International Publishing, 2022. p. 1-7.
SANTOS, José Luís Guedes dos. et al. Integração entre dados quantitativos e qualitativos em uma pesquisa de métodos mistos. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 26, 2017.
SCHOON, Ingrid; POLEK, Elzbieta. Teenage career aspirations and adult career attainment: The role of gender, social background and general cognitive ability. International Journal of Behavioral Development, v. 35, n. 3, p. 210-217, 2011.
SOBRAL, Dejano T. Motivação do aprendiz de medicina: uso da escala de motivação acadêmica. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 19, p. 25-31, 2003.
SUPER, D. E. Psychology of Careers, New York, NY: Harper and Brothers. 1957.
THIRY-CHERQUES, H. R. Saturação em pesquisa qualitativa: estimativa empírica de dimensionamento. Revista Brasileira de Pesquisas em Marketing (PMKT), v.9, n. 1, p. 20-27, 2009.
VALLERAND, Robert J. et al. The Academic Motivation Scale: A measure of intrinsic, extrinsic, and amotivation in education. Educational and psychological measurement, v. 52, n. 4, p. 1003-1017, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).
