A origem do saber ambiental dos estudantes do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2025.e105588Palavras-chave:
Educação ambiental, Meio Ambiente, UniversidadeResumo
: O desenvolvimento dos conhecimentos ambientais em ambientes escolares deve considerar as experiências prévias dos indivíduos com diferentes ambientes e a natureza, antes, durante e após o ingresso na universidade. Com isso, o objetivo geral é investigar o conhecimento dos estudantes do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba sobre questões ambientais. O aporte teórico abordou a construção do conhecimento citando Kant (1971 apud Silveira, 2002), Demo (1985), Foucault (1987), Leff (1998). Os procedimentos metodológicos utilizaram a pesquisa exploratória, documental e de campo, com abordagem quali-quantitativa. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes de graduação do Campus IV, da UFPB, em que obteve-se um retorno de 500 respostas. Utilizou-se a estatística descritiva para analisar os dados documentais e do questionário, bem como o Software Atlas.ti para gerar a nuvem de palavras. Os resultados indicam que o saber ambiental dos sujeitos da pesquisa é limitado e está reduzido a questão natural do ambiente, sem considerar outros ecossistemas como os ambientes construídos, os animais, o próprio homem, mudanças climáticas, entre outros. Conclui-se que os estudantes possuem algum entendimento sobre o que é o meio ambiente, de modo que o ensino médio é o principal canal responsável por introduzir esse conteúdo.
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