A origem do saber ambiental dos estudantes do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2025.e105588

Palavras-chave:

Educação ambiental, Meio Ambiente, Universidade

Resumo

: O desenvolvimento dos conhecimentos ambientais em ambientes escolares deve considerar as experiências prévias dos indivíduos com diferentes ambientes e a natureza, antes, durante e após o ingresso na universidade. Com isso, o objetivo geral é investigar o conhecimento dos estudantes do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba sobre questões ambientais. O aporte teórico abordou a construção do conhecimento citando Kant (1971 apud Silveira, 2002), Demo (1985), Foucault (1987), Leff (1998). Os procedimentos metodológicos utilizaram a pesquisa exploratória, documental e de campo, com abordagem quali-quantitativa. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes de graduação do Campus IV, da UFPB, em que obteve-se um retorno de 500 respostas. Utilizou-se a estatística descritiva para analisar os dados documentais e do questionário, bem como o Software Atlas.ti para gerar a nuvem de palavras. Os resultados indicam que o saber ambiental dos sujeitos da pesquisa é limitado e está reduzido a questão natural do ambiente, sem considerar outros ecossistemas como os ambientes construídos, os animais, o próprio homem, mudanças climáticas, entre outros. Conclui-se que os estudantes possuem algum entendimento sobre o que é o meio ambiente, de modo que o ensino médio é o principal canal responsável por introduzir esse conteúdo.

Biografia do Autor

Cibelle da Silva Santiago, Universidade Federal da Paraíba

cursando Pós Doutorado em Psicologia Social e do Trabalho nas Organizações (UNB). Possuo Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB, 2022), Metrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (GDLS/UPE,2014); Especialização em Cerimonial e Protocolo (EURP, 2011); e Graduação em Secretariado Executivo (UFPE, 2010). Atualmente sou Professora na Universidade Federal da Paraíba (desde 2017); estou como Coordenadora do Laboratório de Secretariado (desde 2021); Chefe no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) (out/2022 a out/2024); Representante titular do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE, 2023-2025); Gestora Acadêmica no Projeto Mulheres Mil do Governo Federal, pelo CCAE. Atuei como Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue da UFPB (2018-2020). No momento, estou como Associada efetivo da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC), tendo atuado como Tesoureira (2015-2017; 2017-2018) e conselheira Fiscal (2019-2021; 2021-2023). Também sou associada da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (ABRAPA). Em 2023, assumi a liderança do Grupo de Pesquisa no CNPQ "Grupo Interdisciplinar Latinoamericano de Estudos e Pesquisa em Secretariado Executivo" (GILESEC) / UFPB, além de ser membro do Grupo de pesquisa Gestão e Desenvolvimento (GEDES) / UEPA na Linha de "Desenvolvimento Sustentável".

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Publicado

2025-09-25

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Artigos