Política educacional para a “Universidade microondas”: gestão universitária, trabalho docente e qualidade da formação humana sob o efeito do “mercado educador”
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2010v3n1p12Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a situação do trabalho docente nas Instituições de Educação Superior (IES) privadas no contexto de reestruturação operada neste setor nos últimos anos. Construímos a síntese sobre o fenômeno, examinamos sua concreticidade, a partir de alguns dos elementos que o compõem, organizados em dois eixos interrelacionados: os aspectos político-econômicos e os pedagógico-ideológicos. Examinaremos, assim, o processo de mercantilização da educação e reestruturação das bases técnicas e de gestão trabalho docente nas IES privadas, a ressiginificação das relações pedagógicas (sujeito/sujeito e sujeito/conhecimento), os efeitos sobre a qualidade da formação humana desenvolvida nestas instituições e sobre a identidade profissional do docente, a partir da análise dos seguintes elementos infra e superestruturais: neoliberalismo, reestruturação do capital, mudanças de paradigmas no mundo do trabalho, “crise” de paradigmas do conhecimento e as ações orgânicas empreendidas pelo capital e pelo trabalho neste setor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).