Política educacional para a “Universidade microondas”: gestão universitária, trabalho docente e qualidade da formação humana sob o efeito do “mercado educador”

Autores

  • Aparecida de Fátima Tiradentes dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2010v3n1p12

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a situação do trabalho docente nas Instituições de Educação Superior (IES) privadas no contexto de reestruturação operada neste setor nos últimos anos. Construímos a síntese sobre o fenômeno, examinamos sua concreticidade, a partir de alguns dos elementos que o compõem, organizados em dois eixos interrelacionados: os aspectos político-econômicos e os pedagógico-ideológicos. Examinaremos, assim, o processo de mercantilização da educação e reestruturação das bases técnicas e de gestão trabalho docente nas IES privadas, a ressiginificação das relações pedagógicas (sujeito/sujeito e sujeito/conhecimento), os efeitos sobre a qualidade da formação humana desenvolvida nestas instituições e sobre a identidade profissional do docente, a partir da análise dos seguintes elementos infra e superestruturais: neoliberalismo, reestruturação do capital, mudanças de paradigmas no mundo do trabalho, “crise” de paradigmas do conhecimento e as ações orgânicas empreendidas pelo capital e pelo trabalho neste setor.

Downloads

Publicado

2010-06-05

Edição

Seção

Artigos