Os índices IGC, ENADE e CAPES nos cursos de administração

Autores

  • Maria Andréa Rocha Escobar
  • Michael Samir Dalfovo
  • Miguel Angel Verdinelli

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2010v3n1p130

Resumo

Recentemente foi criado o Índice Geral de Curso (IGC) que avalia as instituições de uma maneira geral. Esse índice é gerado a partir de uma série de outros índices, bem como ENADE e CAPES. A utilização do índice poderá auxiliar gestores de IES e coordenadores de cursos como suporte para tomadas de decisão. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo avaliar a similitude existente entre os índices de avaliação IGC, ENADE e CAPES dos cursos de administração. O curso de administração foi escolhido pela familiaridade dos autores com a área. A pesquisa desenvolvida foi de caráter exploratório, a partir de dados secundários que permitiram gerar uma tabela para 51 IES. A técnica estatística utilizada foi a Análise de Correspondência Múltipla. Os resultados demonstram que os cursos de administração corroboram com as notas altas do IGC. O destaque é para as regiões Sul e Sudeste, bem como para programas de pós-graduação em nível de mestrado, acadêmico e profissional, e doutorado, principalmente nas universidades federais. Conclui-se que este estudo poderá auxiliar gestores a refletir e relacionar o IGC com os cursos oferecidos de forma a buscar excelência, além de auxiliá-los a manter um mapeamento dos concorrentes.

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Publicado

2010-06-05

Edição

Seção

Artigos