Diagnóstico e análise do mapa estratégico de uma corporação religiosa com objetivos educacionais: estudo de caso

Autores

  • Jorge Gaio Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Escola de Negócios Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Luiz Carlos Duclós Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Escola de Negócios Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2011v4n2p182

Resumo

As corporações educacionais internacionais têm ampliado a atuação no cenário nacional, pressionando a melhoria das estratégias de desempenho e a estrutura das organizações. O objetivo deste estudo de caso de natureza exploratória, qualitativa e descritiva é diagnosticar a coerência do Mapa Estratégico em uma Corporação Religiosa com objetivos educacionais, com fins não econômicos, nas quatro perspectivas do Balanced Scorecard - BSC, tendo como base o planejamento estratégico de 2010 a 2022. Inicialmente foi realizada uma revisão de literatura contemplando os principais aspectos do BSC sobre a tradução e a avaliação da estratégia.  O BSC é um importante instrumento de alinhamento entre processos e estratégias, na medida em que associa concretamente os fatores impulsionadores do desempenho com medições de resultados. Usando o Mapa Estratégico da Corporação Religiosa foi diagnosticado a coerência do mesmo no nível estratégico da organização e se a tradução e os indicadores da estratégia são percebidos pelos gestores da área Corporativa, utilizando entrevista com questionário semiestruturado. Os resultados obtidos sinalizam relativo balanceamento e alinhamento dos objetivos estratégico, baixa relação de causalidade do mapa, comunicação estratégica insuficiente e fragmentada. Os indicadores de desempenho estão referenciados mais a meritocracia do que ao Mapa Estratégico e que retrata uma visão de curto prazo em detrimento do longo prazo. Entretanto existem evidências de melhoria do gerenciamento e desempenho estratégico.

 

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Publicado

2011-06-05

Edição

Seção

Artigos