Educação a distância e formação docente: o sistema Universidade Aberta do Brasil como forma de ampliar o acesso à educação superior

Autores

  • Rafael Pereira Ocampo Moré Universidade Federal de Santa Catarina
  • Grace Tavares Vieira Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
  • Thiago Luiz de Oliveira Cabral Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandre Marino Costa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcia Santiago de Araujo Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2011v4n2p89

Resumo

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, em seu artigo 80 estabeleceu a base legal para a operação da Educação a Distância – EaD em todas as instâncias. A importância desta lei advém da necessidade de se instituir com segurança, estabelecer parâmetros de funcionamento e qualidade e por fim, avaliar os diversos cursos de EaD por ele abrigado. Neste cenário surge a Universidade Aberta do Brasil – UAB como importante política de combate a deficiência na formação do docente nas unidades da Federação mais distantes dos grandes centros, entendendo a qualidade da formação docente é um ponto crítico para as sérias deficiências que assolam a educação básica brasileira. Diante disso, o objetivo do trabalho é analisar a UAB como alternativa de expansão e interiorização da educação, principalmente no tocante à formação docente.

Downloads

Publicado

2011-06-05

Edição

Seção

Artigos