Gestão ambiental em instituição de ensino superior: uma análise da aderência de uma instituição de ensino superior comunitária aos objetivos da agenda ambiental na administração pública (A3P)

Autores

  • Silvana Dalmutt Kruger Mestranda em Contabilidade UFSC
  • Claudio Luiz de Freitas Mestrando em Contabilidade UFSC
  • Elisete Dahmer Pfitscher UFSC.
  • Sergio Murilo Petri UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2011v4n3p44

Resumo

As discussões acerca da sustentabilidade, responsabilidade social e gestão ambiental tem ganhado espaço e repercussão nas últimas décadas. O governo federal enquanto promotor de políticas públicas e ações que pautam o desenvolvimento sustentável, criou a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Passível de adesão por todos os entes da públicos, o programa governamental visa alinhar os entes da administração pública as novas práticas que favoreçam o desenvolvimento sustentável. Desta forma a presente pesquisa busca analisar a aderência de uma instituição comunitária de ensino superior a A3P. Para tanto, o estudo de caso, exploratório com abordagem qualitativa adotou a seguinte trajetória metodológica: Inicialmente procedeu-se a revisão de literatura. Em seguida e aplicou-se um check-list junto aos responsáveis pela administração central da instituição e, por fim, procedeu-se a análise de resultados. Tais resultados mostram que a instituição atende aos cinco objetivos propostos. Em relação aos eixos temáticos observa-se a necessidade de melhoria nas ações no que se refere a qualidade de vida dos colaboradores da instituição. Assim como se observa que o gargalo na gestão ambiental da instituição, encontra-se no que se refere às compras sustentáveis, a qual foi identificada como inexistente na organização.

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Publicado

2011-06-05