Avaliação das possibilidades de implantação do balanced scorecard em instituições de ensino superior

Autores

  • Andreia Luciana da Rosa Scharmach Universidade do Contestado - UnC
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues Universidade Regional de Blumenau - Furb
  • Carlos Eduardo Carvalho Universidade do Contestado - UnC
  • Nelson Santos Machado Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n1p250

Resumo

O aumento da competição entre as Instituições de Ensino Superior – IES exige que os gestores destas instituições reconheçam a importância da busca de padrões de eficiência em sua gestão. Nesse sentido este trabalho busca contribuir com estudos sobre as possibilidades e limitações da aplicação do Balanced Scorecard em IES do sul do Brasil. Para tanto se buscou identificar as diretrizes existentes na instituição, a compreensão de informações dos gestores e por fim, apresentar diretrizes para aplicação do modelo de gestão. A pesquisa aconteceu em duas fases: a primeira fase foi qualitativa, com delineamento exploratório no qual foram realizados procedimentos de pesquisa documental e de campo, realizada através de entrevistas com os gestores estratégicos. A segunda fase foi quantitativa descritiva com aplicação de questionários aos gestores estratégicos e táticos da instituição. Os resultados demonstram que a Universidade pesquisada possui algumas diretrizes preliminares para aplicação do BSC como a visão, a missão e informações sobre o ambiente organizacional. Os gestores percebem a importância da implementação de um modelo de gestão que delineie ações futuras para a competitividade da instituição, mas com adaptações considerando as características peculiares deste tipo de organização. Os resultados ainda apontam que a universidade estudada possui mais possibilidades que limitações para a aplicação do modelo.

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Publicado

2012-01-01

Edição

Seção

Artigos