Análise das prestações de contas na internet da Universidade do Estado de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n1p66Resumo
A transparência dos atos e as prestações de contas dos gastos públicos são temas de grande relevância social e suas ausências são recorrentes nas discussões sobre as falhas da administração pública e se constituem como agentes da democracia, da eficiência e da mudança. O objetivo deste artigo é demonstrar as práticas de publicidade da UDESC na Internet e avaliá-las em relação à legislação. Esta pesquisa tem caráter descritivo com abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental, a partir de dados secundários advindos do sítio da UDESC. Foram utilizados check-list para coleta de dados. Os resultados: (i) mostrou informações gerais sobre o sitío e detalhou os principais setores de prestação de contas; (ii) foram divulgadas a maiorias das demonstrações requeridas pela legislação; (iii) a partir do que foi apontado anteriormente, apresentam-se sugestões de melhorias. Assim conclui-se que a UDESC cumpriu os requisitos de transparência postos pela legislação, porém deve voltar esforços ao atendimento das demais exigências, como apresentação de notas explicativas nas demonstrações financeiras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).