Gestão universitária: qualidade, investigação científica e inovação educacional

Maria Estela Dal Pai Franco, Mariangela Rosa Afonso, Luciane Spanhol Bordignon

Resumo


O estudo objetiva identificar dimensões de qualidade na gestão universitária do conhecimento na perspectiva da pesquisa e da inovação tecnológica, tendo como referência: estudos prévios, políticas governamentais, documentos de evento identificação de convergências temáticas que permitiram a construção de dimensões de qualidade. Evidencia-se que a investigação científica e a inovação educacional de base tecnológica são fatores fundamentais para o desenvolvimento econômico e obem-estar sociala partir dediscussão focal, documento da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico - OCDE de 2010 e Plano Nacional de Educação 2011-2020. As conclusões sinalizam a importância de fontes diversificadas nas dimensões de qualidade, o reconhecimento do potencial de impacto da pesquisa e da inovação tecnológica na qualidade de vida e nas relações sociais,bem com a importância de critérios enraizados nosquadros humanos, na ética e no respeito.


Palavras-chave


Educação superior; Avaliação; Qualidade; Investigação científica; Inovação tecnológica.

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DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n1p83

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Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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