Governança corporativa, responsabilidade social corporativa: a visão de atores de uma instituição de ensino superior – IES federal

Maria da Graça Saraiva Nogueira, Tania Elisa Morales Garcia, Maria da Graça Gomes Ramos

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n3p222

 

Este trabalho busca investigar, junto a uma IES pública, em que aspectos a sua gestão aproxima-se dos elementos componentes da governança corporativa e suas relações com a responsabilidade social da instituição. A metodologia foi uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, a coleta de informações foi a de entrevista semi-estruturada, com atores da organização. O registro foi feito através de gravação de áudio e transcrição literal, com a devida leitura e autorização dos entrevistados para o uso de seu conteúdo no artigo aqui apresentado. Para análise dos dados foi utilizada análise de conteúdo. Os principais resultados sobre a GC e sobre a legitimidade, confiabilidade e credibilidade estão presentes na instituição. De acordo com as falas do entrevistado, percebe-se a integração na gestão, nos processos decisórios e no comportamento estratégico que prima pela qualidade e excelência do ensino público e gratuito. Os resultados em relação à RSC identificaram que a IES estudada não apresenta uma política institucional formalizada, voltada para a comunidade. Mesmo assim, a percepção é a de que a IES está caminhando nessa direção e acredita que as instituições que não reagirem de forma proativa em relação às questões sociais, serão cobradas pela própria sociedade.


Palavras-chave


Governança corporativa; Responsabilidade social corporativa; Instituição de ensino superior

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n3p222

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista GUAL, encaminhe um e-mail para revistagual@gmail.com.

 This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.