Governança corporativa, responsabilidade social corporativa: a visão de atores de uma instituição de ensino superior – IES federal

Autores/as

  • Maria da Graça Saraiva Nogueira Universidade Federal de Pelotas
  • Tania Elisa Morales Garcia Universidade Federal de Pelotas
  • Maria da Graça Gomes Ramos Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n3p222

Resumen

Este trabalho busca investigar, junto a uma IES pública, em que aspectos a sua gestão aproxima-se dos elementos componentes da governança corporativa e suas relações com a responsabilidade social da instituição. A metodologia foi uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, a coleta de informações foi a de entrevista semi-estruturada, com atores da organização. O registro foi feito através de gravação de áudio e transcrição literal, com a devida leitura e autorização dos entrevistados para o uso de seu conteúdo no artigo aqui apresentado. Para análise dos dados foi utilizada análise de conteúdo. Os principais resultados sobre a GC e sobre a legitimidade, confiabilidade e credibilidade estão presentes na instituição. De acordo com as falas do entrevistado, percebe-se a integração na gestão, nos processos decisórios e no comportamento estratégico que prima pela qualidade e excelência do ensino público e gratuito. Os resultados em relação à RSC identificaram que a IES estudada não apresenta uma política institucional formalizada, voltada para a comunidade. Mesmo assim, a percepção é a de que a IES está caminhando nessa direção e acredita que as instituições que não reagirem de forma proativa em relação às questões sociais, serão cobradas pela própria sociedade.

Biografía del autor/a

Maria da Graça Saraiva Nogueira, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Administração e Turismo

Área de Produção

Mestre em Eng. de Produção

Doutoranda em Administração

Tania Elisa Morales Garcia, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Administração e Turismo

Área de Educação

Doutora em Educação

Maria da Graça Gomes Ramos, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Administração e Turismo
Área de Educação
Doutora em Educação

Publicado

2012-12-18

Número

Sección

Artigos