Os cursos superiores de tecnologia e o mundo do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n4p100Resumo
Com a crescente inovação tecnológica no âmbito das organizações, tornou-se clara a necessidade de uma estreita relação entre a instituição produtora do saber, conhecimento técnico e científico e as empresas. o objetivo principal deste trabalho é abordar as interações dos cursos superiores de tecnologias e as empresas, de forma a auxiliar as análises de um curso de tecnologia e sua inserção no junto do trabalho como forma a contribuir ao desenvolvimento da sociedade e o aumento do percentual da população com nível superior no país. no presente estudo. A coleta de dados foi realizada por meio do método de entrevistas com gestores das empresas das regiões de Brasília, Joinville e São Paulo utilizando-se um questionário semi-estruturado. A pesquisa foi aplicada entre os dias 20 de julho a 10 de setembro de 2012, onde foram coletados 51 questionários, sendo 24 questionários de gestores da cidade de Brasília, 18 questionários de gestores da cidade de Joinville e 9 questionários da cidade de São Paulo. Os cursos superiores de tecnologia não estão desenvolvendo as potencialidades do ensino superior profissionalizante na sua plenitude principalmente pela falta de interação das empresas no modelamento das matrizes curriculares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).