Material didático em educação a distância: fragmentação da docência ou autoria
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n4p141Resumo
O artigo apresentado visa traçar uma compreensão acerca da produção de materiais didáticos para cursos de Educação a Distância (EaD). A partir da percepção de que o material didático é parte importante da maioria dos projetos da modalidade, procuramos tomar conhecimento da concepção de educação subjacente a esta produção. Busca-se também investigar modelos que tendem a prevalecer nas práticas contemporâneas de EaD no país. A investigação, ainda em curso, aborda duas possibilidades de construção de material didático para EaD: a primeira, que apregoa uma feitura industrial e segmentada, com ênfase na transmissão de conhecimento e informação; e a segunda possibilidade, supondo uma realização mais artesanal e dinâmica, tendo como base a autoria e autonomia do professor nos materiais apresentados. O estudo se concentrou em dois cursos específicos de EaD da UFJF, pertencentes ao modelo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) com o intuito de comparar dois sistemas de curso em pleno funcionamento. Foram aplicados questionários aos professores de ambos os cursos, e entrevistas com os professores do curso que tinha material didático pré-produzido. Os resultados apontam para o esforço de autoria do professor, mesmo quando impelido à utilização de material didático elaborado sem a sua participação.
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